HOME > Geral

Passagem de ônibus fica 6,5% mais cara

Governo do Estado veta proposta de reajuste 17% do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE); os novos valores, baseados na variao do IPCA em 2011, passam a valer a partir da prxima segunda (23)

Passagem de ônibus fica 6,5% mais cara (Foto: Shutterstock)
Selo Fonte Preferida no Google do Brasil 247

Raphael Coutinho_PE247 – Foi confirmado nesta sexta-feira (20) o aumento em 6,5% do valor das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR). A decisão foi tomada a partir de uma reunião que contou com a participação de integrantes do Governo do Estado, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) e estudantes. A passagem do Anel A, utilizada por 80% dos usuários, deverá subir de R$ 2 para R$ 2,15, com arredondamento. A medida foi tomada baseada no valor do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e já vale a partir da próxima segunda (23).

A proposta feita pelos empresários do setor, que era de 17,2% foi rejeitada. A decisão saiu a partir de conversas do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), formado por pessoas de diversas áreas. Apenas o representante do Urbana-PE votou contra o reajuste de 6,5%. Além da passagem do tipo A, o reajuste vale para o Anel B, que passa a valer R$ 3,30, o Anel D, que vai valer R$ 2,60 e o Anel G, para R$ 1,40.

Por causa do reajuste, vários estudantes ocuparam as ruas do Centro do Recife para protestar contra o aumento. Articulados com carro de som, bandeiras e apitos, eles avisavam: “Se a passagem não baixar, o Recife vai parar”.

O reajuste vai afetar cerca de dois milhões de usuários que utilizam os três mil ônibus, divididos em 365 linhas, segundos dados do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). Os coletivos realizam cerca de 26 mil viagens por dia.