Paulão acusa Temer de tentar destruir os movimentos sociais
O deputado federal Paulão (PT-AL) afirma que o presidente Michel Temer (PMDB) vem tentando enfraquecer os movimentos sociais após, por decisão do ministério das cidades, deliberar pelo adiamento da Conferência Nacional das Cidades; na tribuna da Câmara, Paulão lembrou que a 6ª Conferência Nacional das Cidades estava marcada inicialmente para ser realizada em Brasília, em junho de 2017, mas a iniciativa do governo visa adiar a conferência para o mês de Junho de 2018: "Ora, por se tratar de ano eleitoral, dificilmente será realizada", reclama o parlamentar; veja vídeo
Alagoas 247 - Na última semana, em Brasília o deputado federal Paulão (PT) denunciou na tribuna da Câmara o governo do presidente Michel Temer (PMDB). O deputado salientou que o governo tenta enfraquecer os movimentos sociais do Brasil. Ele manifestou sua indignação profunda sobre a decisão unilateral do Ministro das Cidades, Bruno Araújo, "ministro do governo golpista" que deliberou pelo adiamento da Conferência Nacional das Cidades.
Para Paulão, essa é uma tentativa clara de enfraquecer o conselho organizador desse importante evento para os municípios do país. Isto é desconsiderar todo o trabalho de construção de um das mais importantes conferências realizadas no país, salientou. Isso, sem falar que o evento, que já havia até recursos provisionado no orçamento para realização do encontro.
Em seu discurso, o parlamentar lembrou que a 6ª Conferência Nacional das Cidades estava marcada inicialmente para ser realizada em Brasília, no período de 5 a 9 de junho de 2017. E que a iniciativa do ministro visa adiar a conferência para o mês de Junho de 2018. "Ora, por se tratar de ano eleitoral, dificilmente será realizada".
Nesta perspectiva, lembrou ele que durante encontro da ConCidades (Conselhos de Cidades) os trabalhadores urbanitários de Alagoas salientaram que essa é uma tentativa do Governo golpitas de implantar a política privatista e neo-liberal antes da realização da Conferência. Por isso é preciso lembrar que uma das principais lições aprendidas é que a democracia muda de qualidade quando o Poder Público se une à experiência acumulada da sociedade civil organizada e potencializa a sua participação na elaboração e execução dos programas e das políticas públicas.
Paulão disse ainda que o governo Temer está querendo enfraquecer essa característica de participação. O governo golpista não quer a participação popular e controle social. "Vamos resistir e lutar pelo fortalecimento desse espaço tão importante para a construção de políticas públicas que promovam qualidade de vida, principalmente para as populações mais carentes" afirmou Paulão aos seus colegas do Congresso.
No final do discurso o petista repudiou a atitude do ministro de Temer e lembrou que essa Conferência é o espaço onde a sociedade organizada, representada por seus delegados, realiza debates com o governo, democráticos e plural a fim de que possa ser possível conquistarmos a cidade que queremos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: