Paulistanos devem gastar menos durante as férias

Pesquisa do Ministério do Turismo mostra aumento na procura por hospedagem na casa de parentes os amigos, atingindo o maior índice da série histórica

Paulistanos devem gastar menos durante as férias
Paulistanos devem gastar menos durante as férias
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Thaís Ribeiro

Os paulistanos pretendem economizar nas próximas viagens. Para tanto, 44,8% dos paulistanos deverão se hospedar na casa de amigos e parentes. Os dados são do Estudo de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. Este é o maior índice da série histórica, registrado desde 2010, no mês de dezembro.

Dos 85,1%  turistas de São Paulo que afirmaram ter interesse de viajar pelo país nos próximos seis meses, 56,6% deverão visitar outras regiões, sendo que 43,4% aproveitarão as belezas do próprio estado. Para o deslocamento, a maioria dos paulistanos (40,3%) deverão utilizar o carro. 



 
Parque do Ibirapuera, São Paulo. Banco de Imagens/Embratur

Outra informação importante é que a maioria dos paulistanos, 78,4% preferem viajar acompanhados. Os demais, 21,6%, pretendem viajar sozinhos, ficando atrás apenas dos moradores de Recife, em que o índice é o mais alto entre as sete capitais analisadas (51%). 

SONDAGEM NACIONAL – De acordo com o estudo, os destinos nacionais lideram a intenção de viagem de 86,4% dos turistas brasileiros que demonstraram intenção de viajar nos próximos seis meses. O índice é o maior dos últimos 10 anos. Para os viajantes, as regiões Nordeste (36,9%) e Sudeste (36,8%) serão as mais procuradas, seguidas do Sul (17,3%), Centro-Oeste (6,4%) e Norte (2,6%).

Os turistas com até 35 anos são os que mais demonstraram interesse pelas belezas brasileiras, com 88,9% da intenção. Logo atrás aparecem os viajantes entre 35 e 60 anos (82,7%) e com mais de 60 anos (70%).

“O brasileiro está cada vez mais interessado em conhecer as belezas e encantos do nosso país e esse estudo comprova essa tendência que vem sendo liderada pelos os mais jovens. Eles estão redescobrindo o Brasil e isso deve ser celebrado ”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247