TV 247 logo
      HOME > Geral

      Paulo derrotado: Câmara derruba veto a alterações no Plano Diretor

      Líder do governo na Câmara Municipal, vereador Carlos Soares (PT) defende derrubada de veto e contesta Paulo Garcia; Soares afirma que projeto é de grande importância para a cidade; matéria prevê aplicação de penalidades e multas para empreendimentos não residenciais que não dispuserem vagas de estacionamento gratuitas, a chamada reserva técnica onerosa; penas serão aplicadas de forma gradativa, devendo o infrator regularizar a exigência no prazo máximo de 15 dias, sob pena da aplicação da cassação do alvará

      paulo garcia (Foto: José Barbacena)
      José Barbacena avatar
      Conteúdo postado por:

      Goiás 247 - Por unanimidade, com 21 votos favor, os vereadores derrubaram na sessão de hoje, veto do prefeito Paulo Garcia (PT) ao Autógrafo de Lei Complementar nº 13/2014 de iniciativa do vereador Elias Vaz (PSB) que trata de mudanças no Plano Diretor de Goiânia.

      A matéria prevê a aplicação de penalidades e multas para empreendimentos não residenciais que não dispuserem vagas de estacionamento gratuitas, a chamada reserva técnica onerosa.

      De acordo com a proposta de Elias, a inexistência de vagas de estacionamento de veículos na forma prevista em lei, sujeitará o infrator a aplicação das seguintes penalidades: advertência para regularização da exigência; multa e regularização e por fim, a cassação do alvará de funcionamento até que seja providenciada a regularização.

      As penas serão aplicadas de forma gradativa, devendo o infrator regularizar a exigência no prazo máximo de 15 dias, sob pena da aplicação da cassação do alvará.

      Segundo Elias Vaz, sua iniciativa acrescenta artigo 3º-A da Lei 8.617/2008, que versa sobre regulamentação do controle das atividades não residenciais e parâmetros urbanísticos estabelecidos para a Macrozona Construída, conforme artigo 72 do Plano Diretor, que disciplina a aplicação penalidades para desrespeito à exigência de reserva técnica de vagas de estacionamento.

      A relatora do veto na CCJ-Comissão de Constituição e Justiça, Drª Cristina Lopes (PSDB) pediu a derrubada do veto destacando a importância da matéria em garantir a reserva técnica prevista em lei (gratuidade de vagas em estacionamento de veículo) e cujo cumprimento foi cobrado pela OAB/GO.

      DISCORDÂNCIA

      O Prefeito vetou integralmente a matéria sob a justificativa de que não caberia à Câmara legislar sobre a matéria. Tal argumento foi contestado pelo líder do governo na Câmara, vereador Carlos Soares (PT) que pediu licença ao prefeito para discordar das razões apresentadas pela assessoria de Paulo Garcia para o veto e defender a derrubada do mesmo.

      Tal justificativa fere a autonomia do Legislativo, afirmou Soares lembrando que os vereadores foram eleitos para legislar e fiscalizar o Executivo e é esse o papel que temos desempenhado aqui. Entendo que este projeto é de grande importância para a Cidade e é por esta razão que vou votar pela derrubada do veto.

      O presidente da Casa, vereador Anselmo Pereira (PSDB), elogiou a atitude de Carlos Soares e afirmou que o veto caracteriza um grande equívoco da assessoria de Paulo Garcia e prometeu promulgar a lei imediatamente. Também o vereador Geovani Antonio (PSDB) cumprimentou Soares por sua atitude de votar pela derrubada do veto.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: