TV 247 logo
    HOME > Geral

    PE é o quarto Estado em homicídios no País

    Apesar da colocao, referente ao ano de 2010, os ndices de violncia tiveram uma reduo de 28,2% nos ltimos 10 anos. Entre as capitais, Recife tambm ocupa a quarta colocao, com 57,9 homicdios para cada 100 mil habitantes.

    PE é o quarto Estado em homicídios no País (Foto: Shuttersotck)
    Bruna Cavalcanti avatar
    Conteúdo postado por:

    Bruna Cavalcanti_PE247 – Os esforços do Governo de Pernambuco para reduzir os casos de violência no Estado têm surtido efeito. É o que apontam os dados do Mapa da Violência 2012. Segundo o estudo, que foi divulgado nesta quarta-feira (14), nos últimos dez anos, houve uma redução de 28,2% nos índices de homicídios em Pernambuco. No entanto, mesmo com a queda, o Estado figura como o quarto maior no registro de assassinatos no País, com 38,8 mortos para cada 100 mil habitantes. Em 2000, eram 54 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

    Entre as capitais, Recife – apesar de ter reduzido o número de homicídios em 40,7% nos últimos dez anos - também ocupa a quarta colocação, com 57,9 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2000, este número chegava a 97,5 mortos para cada 100 mil habitantes. O Mapa da Violência 2012 é um estudo realizado pelo Instituto Sangari com base em informações do Ministério da Justiça e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

    “Pode-se verificar que, em geral, quanto maior o tamanho do município, maiores foram às quedas nos homicídios registrados na década. Nos dois municípios do Estado com mais de 500 mil habitantes, Recife e Jaboatão dos Guararapes, as quedas foram significativas e semelhantes em ambos, em torno de 40%.”, aponta o relatório.

    Quando se analisa o ranking por Regiões Metropolitanas, a Região Metropolitana de Recife (RMR), formada por 14 municípios, também apresenta queda nos índices de violência. A RMR teve uma redução de 34,4% nos últimos dez anos, passando de 77,2 assassinatos, em 2000, para 50,6 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, em 2010. A RMR passou da primeira para a sétima posição. “Até 2001, as taxas de homicídios são crescentes e o motor desse crescimento pode ser encontrado na elevação das taxas nas regiões metropolitanas (RM) dos estados, que se distanciam do interior. A partir de 2001, marca-se o declínio nas taxas, com início lento e acelerando a partir de 2007, onde as quedas concentram-se também nas RM”, sinaliza o relatório.

    O ranking do Mapa da Violência 2012 é liderado por Alagoas, seguido pelo Espírito Santo e Pará. Dados gerais do estudo apontam que, em 30 anos, mais de um milhão de pessoas foram vítimas de homicídio. As mortes violentas passaram de 13.910 casos registrados para 49.932, em 2010, um aumento bastante significativo de 259%. Anualmente, este crescimento chega a 4,4%.

    Repercussão

    Questionado sobre os índices e a redução de violência referentes a Pernambuco e à capital, apontados pelo Mapa da Violência 2012, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, afirmou que o Estado está no caminho certo. “O Pacto pela Vida tem se mostrado eficiente nestes quatro anos e meio em que vem sendo colocado em prática. Evoluímos muito e isso aconteceu não só em relação ao número de homicídios, como também ao combate ao tráfico de drogas e na redução de armas de fogo”, explicou Damázio, referindo-se ao principal programa de Segurança Pública executado pelo Governo do Estado.

    O secretário, no entanto, questionou os números apontados pelo Mapa da Violência em relação à Recife. De acordo com ele, o número de 57,9 mortos para cada 100 mil habitantes, referente ao ano de 2010, não corresponde à realidade. “Os nossos números são de 44,08 homicídios para cada 100 mil habitantes. O que acontece é que eles acabaram contabilizando, no estudo, as mortes registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria delas ocorrem no Hospital da Restauração e, como a unidade absorve muita demanda, às vezes o crime acontece em outra cidade e a ocorrência é gerada como se tivesse sido em Recife”, contesta Damázio.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: