Pedro Almodóvar lança livro sobre sua trajetória cinematográfica

Com 410 pginas e 600 imagens sobre seus filmes, o cineasta apresenta memrias de seus 18 filmes em mais de trinta anos de carreira

Pedro Almodóvar lança livro sobre sua trajetória cinematográfica
Pedro Almodóvar lança livro sobre sua trajetória cinematográfica (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Manuela Meneses_247- O cineasta espanhol Pedro Almodóvar lançou nesta quarta-feira, 10, em Los Angeles, a primeira edição do livro intitulado "The Pedro Almodóvar Archives" (Os Arquivos de Pedro Almodóvar, em tradução livre). Publicada pela editora Taschen, a obra relata todas as fases da carreira do diretor desde sua estreia em 1980 com Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão. Com 410 páginas, o livro mostra 600 imagens, algumas inéditas, que ilustram os 18 filmes feitos por Almodóvar em mais de trinta anos de trabalho atrás das câmaras.

Além de textos do diretor, o livro possui contribuições de autores como Pcomo Vicente Molina Foix, Gustavo Martín Garzo, Elvira Lindo, Juan José Millás e Ángel Fernández-Santos. O lançamento mundial acontece a partir de 1º de dezembro, quando a publicação estará disponível nas livrarias. Além de bastidores do cinema, a obra também relata curiosidades sobre os atores preferidos do diretor: o espanhol Antonio Bandeiras, que participou de cinco filmes do diretor e Penélope Cruz, musa de quatro longas.

Durante a sessão de autógrafos de lançamento na loja da Taschen, em Beverly Hills, o diretor dedicou o livro às pessoas que trabalham em sua produtora, El Deseo, e à Espanha. Almodóvar esteve acompanhado do ator Antonio Banderas, astro de seu último lançamento "A Pele Que Habito". "Minha vida, este livro e os filmes que fiz são o resultado da democracia na Espanha. Sem essa democracia eu não teria existido, ou teria existido em outros idiomas. Teria sido impossível fazer meus filmes sob a ditadura de Franco", disse o cineasta.

A trajetória cinematográfica de Almodóvar começou em 1974, com o longa “Dos putas, o historia de amor que termina en boda”. Desde então, o cineasta, que nunca pôde frequentar uma escola de cinema, tornou-se uma das maiores referências entre os cinéfilos de todo o mundo. Seus filmes são conhecidos pela complexidade de roteiros exóticos, que abordam a sexualidade sem preconceitos. Antes de dirigir filmes, foi funcionário de companhia telefônica estatal, participou da publicação de desenhos em quadrinhos, foi ator de teatro da companhia avant-garde e cantor de uma banda de rock, na qual participava travestido de mulher. Em 2002, foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor pelo filme “Fale com Ela”.

 

Veja trailers de A Pele que Habito e Fale com Ela

 

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email