Pedro Simon comemora os 20 anos do Plano Real
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) comemorou os 20 anos do Plano Real e creditou parte de seu sucesso ao que chamou de habilidade política do então presidente Itamar Franco para mudar os rumos da economia do país; a outra parte, disse ele, se deveu à condução firme do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso e equipe econômica; e depois, também a FHC, como presidente do Brasil
Agência Senado - O senador Pedro Simon (PMDB-RS) comemorou os 20 anos do Plano Real e creditou parte de seu sucesso ao que chamou de habilidade política do então presidente Itamar Franco para mudar os rumos da economia do país.
A outra parte, disse ele, se deveu à condução firme do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso e equipe econômica; e depois, também a Fernando Henrique, como presidente do Brasil.
Simon, que foi líder do governo Itamar Franco, lembrou que o povo brasileiro não acreditava mais em planos econômicos, estava escaldado pelos planos Cruzado, Verão e Collor, vindo de congelamento de preços e de confisco de dinheiro, até mesmo da poupança.
— O plano real completa 20 anos, duas décadas, quando as outras moedas não passavam de meses ou pouquíssimos anos. Tanto tempo e quem não se lembra daquele barulhinho torturante das maquininhas de aumentar preços no supermercado. Aquele tempo em que cada vez mais sobrava mês após o salário. Quando estocar alimentos não era sinal de fartura, mas um verdadeiro investimento, porque amanha custava o dobro — comentou Pedro Simon, lembrando a remarcação diária de preço das mercadorias, por causa da inflação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: