Perillo prioriza serviços e entrega de escrituras

Na primeira edição do Governo Itinerante, na Região Noroeste da Capital, administração estadual ofertou à população estrutura do Vapt Vupt e serviços de saúde; governador entregou 158 escrituras e 315 unidades habitacionais. Próxima edição do programa será em Aparecida de Goiânia daqui a 15 dias

Perillo prioriza serviços e entrega de escrituras
Perillo prioriza serviços e entrega de escrituras (Foto: RODRIGO CABRAL)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás 247_ O Governo Itinerante – neste ano intitulado “O Governo Junto de Você” – teve início na manhã desta quinta-feira, na Região Noroeste de Goiânia, onde uma estrutura foi montada na Praça da Feira da Avenida Mangalô, no setor Morada do Sol. Além de levar os serviços que são oferecidos pelo governo do Estado, principalmente por meio dos Vapt-Vupts, o Governo Itinerante conta agora com parceiros que vão integrar os serviços que serão ofertados quinzenalmente e depois semanalmente em diversas cidades goianas.


Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Fieg e as instituições que compõem o chamado Sistema S: Sebrae, Senai, entre outros, montaram seus stands para prestar serviço à população da Região Noroeste. Desde o início da programação, às 8 horas, moradores se dividiam em grandes filas em busca dos atendimentos. Dentro da maior tenda da estrutura na praça, 52 guichês ofereciam os serviços do Vapt-Vupt e demais secretarias e setores do governo. Em outro, os habitantes que já passaram pelo processo de escrituração de suas casas aguardavam para receber, enfim, as escrituras.

Na tenda da saúde, diversos serviços foram oferecidos: vacinação contra Gripe A aos grupos considerados de risco, vacinas contra tétano, difteria, febre amarela e hepatite B; aferimento da pressão arterial, medição do índice de Massa Corporal (IMC) e orientações sobre obesidade. Mas o serviço mais aguardado e comemorado por muitos moradores da região foi o exame oftalmológico.

Após avaliação, as pessoas que precisarem usar óculos os receberão, e aqueles que necessitam de cirurgias, serão encaminhados aos centros cirúrgicos. Moradora do Residencial Jk, Gláucia Rodrigues Borges recorreu ao programa em busca de uma consulta oftalmológica. “Eu ainda não uso óculos, mas acredito que terei de usar, porque tenho dificuldade para enxergar. Então, vim fazer esse exame e ver se consigo ganhar óculos, porque não tenho condições de pagar por um”, disse.

Entregas de benefícios

Além de ofertar serviços, o governo do Estado prestou contas de investimentos na região, assinou ordens de serviço e entregou benefícios. Atendendo ao setor da educação, o governador Marconi Perillo entregou cinco mil kits escolares a alunos da região, e cem computadores às escolas que desenvolveram os melhores projetos de combate à dengue, uma iniciativa do governo por meio da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual da Educação. Marconi entregou ainda os primeiros 200 tablets do total de 10 mil que serão entregues até o final de 2014. A entrega é resultado de parceria com o governo federal, por meio de verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

À área de habitação, o governador e o presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz entregaram 158 escrituras a famílias da Noroeste e realizaram cadastro de mais 800 que ainda moram em casas com estrutura de placas. Foram entregues também 315 unidades habitacionais nos setores Jardim Curitiba I, II, III e IV a famílias que moravam em áreas de risco e de preservação ambiental. Nestes setores, serão construídos dois Centros Integrados de Cidadania, duas praças e um Centro Comunitário Infantil. As obras serão realizadas em parceria com o governo federal, por meio do programa de regularização fundiária plena, e consiste ainda na instalação de rede de esgoto. Aproximadamente mais de R$ 35 milhões serão gastos com essas obras.

A Superintendência da Juventude, da Secretaria de Articulação Institucional, deu início a outro projeto do governador de distribuir passe livre estudantil aos estudantes da rede pública de ensino. No estande, foram feitos os primeiros cadastros de estudantes que também são bolsistas da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A OVG, por sua vez, entregou kits de enxovais, cadeiras de rodas e realizou atendimento odontológico de prevenção.

O vendedor Januário Socorro de Oliveira Filho perdeu os documentos e precisou correr atrás de retirar segunda via de todos eles. “Pretendo conseguir nova identidade, CPF, CNH. Se eu fosse pagar por todos eles, ficaria muito difícil para mim”, contou. O aposentado Antônio de Faria estava ansioso para conseguir o Passaporte do Idoso e avaliou como positivo e muito importante a oferta de serviços do governo aos moradores da região. “Enquanto aguardo para receber meu passaporte, minha esposa passa pela avaliação do exame de vista. Acho muito bom o governo nos ajudar dessa forma, porque pessoas da mesma família podem ser atendidas ao mesmo tempo e nós economizamos dinheiro que às vezes ia faltar para outras coisas. Fiquei muito feliz quando me contaram que ia ter esse programa de novo”, relatou.

Segundo o secretário de Articulação Institucional, Daniel Goulart, a próxima edição do Governo Itinerante será em Aparecida de Goiânia, daqui a 15 dias. Na Região Noroeste, o programa permanece até domingo. Depois, o evento passa a ser realizado semanalmente. Conforme havia afirmado Goulart, neste ano o objetivo do governo é deixar um serviço fixo, em cada região, após a finalização do programa. A Noroeste receberá uma unidade do Vapt-Vupt que deve ser entregue no último dia do programa.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247