Pernambuco sem tropas federais nas eleições
Apesar da solicitação de alguns candidatos, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco não deverá solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral o reforço na segurança das eleições; Efetivo das policiais Civil e Militar seria suficiente para garantir a tranquilidade no dia do pleito
Raphael Coutinho _PE247 – Afirmando temer pela segurança da população e dos próprios candidatos no próximo dia 7 de outubro, primeiro turno das eleições, alguns prefeituráveis solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) o reforço de tropas federais para garantir a segurança do pleito em vários municípios pernambucanos. Um dos pedidos de maior repercussão partiu do candidato Sérgio Leite (PT), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que denunciou o caso na tribuna da Assembleia Legislativa. O petista reclama do abuso do poder econômico e do uso da máquina pública na campanha do município por parte do Governo do Estado, além de sofrer ameaças de morte. O TRE está analisando caso individualmente mas a tendência é que os reforços não sejam solicitado.
“Tudo que está acontecendo na eleição de Paulista é uma afronta à democracia. O direito de escolha do cidadão está sendo usurpado. Não quero briga com ninguém, eu quero jogar limpo! Eu já enfrentei na minha vida pública CPI’s das mais violentas, contra tráfico internacional de drogas, medicamentos, e nunca precisei pedi um policial para fazer minha segurança. Hoje eu estou pela primeira vez na minha vida com segurança. Estou sendo ameaçado e até o meu filho está sofrendo ameaças Vou pedir tropas federais para acompanhar as eleições para tentar evitar este abuso do poder econômico", afirmou.
Outra cidade onde o reforço policial foi solicitado foi Ipojuca, também na RMR. Lá, o atual prefeito, Pedro Serafim (PDT), foi que solicitou mais segurança. “Está havendo acirramentos de todos os lados entre os concorrentes. E eu como político, que disputo a eleição em Ipojuca há 30 anos, conheço a situação da cidade, o clima do povo. Nesses últimos anos nunca vi uma eleição tão acirrada e com os ânimos tão exaltados”, justificou, em entrevista à TV Globo.
O TRE-PE informou que cada caso está analisado de maneira individual para avaliar a necessidade de reforço. Entretanto, informalmente, membros do órgão já alegaram que não acham necessário aparato especial para a segurança do pleito nas cidades pernambucanas e que o efetivo policial das Polícia Militar e Civil é suficiente. Candidatos de Sairé, no Agreste, Rio Formoso, na Zona da Mata Sul, e Itambé, na Mata Norte, também solicitaram tropas federais nas eleições.
BRASIL – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições em determinadas áreas do Rio de Janeiro. Ao todo, o Plenário do TSE já aprovou o envio de forças federais para 143 municípios, localizados nos estados do Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins, Sergipe e Rio de Janeiro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: