Pesquisa indica reeleição em Pouso Alegre
Agnaldo Perugini (PT) larga na frente nas intenções de voto para prefeitura de Pouso Alegre. O atual prefeito lidera com boa margem nas várias simulações realizadas pelo Instituto Data Tempo. Ex prefeito Enéias Chiarini (PPS) aparece distante.
Minas 247 – Uma das principais cidades do sul de Minas, com cerca de 130 mil habitantes, Pouso Alegre deve manter o chefe do executivo por mais quatro anos. É o que mostra pesquisa do Instituto DataTempo/CP2 realizada entre os dias 22 e 25 de Maio. O petista Agnaldo Perugini aparece com 41,5% das intenções de voto contra 26,9% de Enéias Chiarini, do PPS. O candidato do PTB Hamilton Magalhães é o terceiro colocado com 5,8%. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe uma lista com nomes pré- definidos, outro ex-prefeito, Jair Siqueira (PSDB), e a ex-vereadora Virgília Rosa (PTN), são citados, mas não devem manter o fôlego no decorrer da eleição.
Leia a matéria completa do jornalista João Gualberto Júnior, do jornal O Tempo
O prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini (PT), tem boa chance de ser reeleito. É o que aponta a pesquisa do Instituto DataTempo/CP2 realizada na cidade. O atual chefe do Executivo lidera com folga todos as simulações realizadas. No primeiro cenário, o mais completo, o petista recebe 41,5% das intenções de voto seguido pelo ex-prefeito Enéias Chiarini (PPS), com 26,9%.
De acordo com os números, os dois pré-candidatos deverão polarizar a preferência dos eleitores. A margem de erro do levantamento é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda no primeiro quadro, o comerciante e presidente da Associação de Caridade de Pouso Alegre, Hamilton Magalhães (PTB), é o terceiro colocado escolhido por 5,8% dos entrevistados. Numa segunda hipótese, a pesquisa promoveu confrontos diretos entre os pré-candidatos para demonstrar a força de cada um diante de um oponente específico.
Na disputa entre Perugini e Chiarini, o atual prefeito aparece com 44,1% das intenções de voto contra 29,1% de seu adversário. Já no embate contra Magalhães, Perugini atinge seu melhor índice: é o preferido por 46,9% dos pesquisados, enquanto o Chiarini recebe 13,8%. No último confronto direto, de Chiarini contra Magalhães, o ex-prefeito venceria por 41,7% ante 12,8% do pré-candidato pelo PTB, de acordo com a pesquisa.
Indecisos. Em todas as simulações, os entrevistados que disseram estar indecisos, somados aos que se demonstraram estar dispostos a não escolher nenhum dos candidatos, variam entre 21% e 37% do total. A alta porcentagem revela um contingente que ainda pode alterar os rumos das eleições no município do Sul de Minas. Apesar de ser o favorito para vencer a eleição de outubro, Perugini é o pré-candidato mais rejeitado pelo eleitorado, segundo a pesquisa. Dos entrevistados, 24% afirmaram que não votariam no petista de forma alguma. O segundo com maior índice de rejeição é Hamilton Magalhães, citado por 21,2% dos entrevistados. Já o ex-prefeito da cidade, Enéias Chiarini, não receberia o voto de 17,6% dos eleitores pesquisados. Outros 17% disseram que poderiam optar por qualquer um dos candidatos no dia 7 de outubro, 11,6% não votariam em nenhum dos nomes.
Espontânea. O Instituto DataTempo/CP2 também perguntou ao eleitor de Pouso Alegre sobre sua preferência nas eleições, mas sem apresentar uma lista de candidatos. A maioria, 34,1%, afirmou ainda não conhecer os pré-candidatos, uma demonstração de que o processo eleitoral ainda está indefinido.
Neste cenário, o prefeito Agnaldo Perugini também lidera. Ele foi lembrado por 20,8% dos entrevistados, enquanto Chiarini apenas com 8,8%. Outro ex-prefeito, Jair Siqueira (PSDB), foi citado por 6,2%. A ex-vereadora Virgília Rosa (PTN), com 4% das menções, e Hamilton Magalhães (2%) foram os nomes menos recordados entre os eleitores pesquisados.
Foram realizadas 500 entrevistas em Pouso Alegre entre os dias 22 e 25 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é MG-00084/2012.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: