HOME > Geral

PF divulga lista de médicos presos da operação Marcapasso

A Polícia Federal divulgou uma lista com os 12 mandados de prisão expedidos contra médicos acusados de fraudar licitações na área da Saúde no Tocantins; a Operação Marcapasso investiga um esquema de corrupção que fraudava licitações na compra de equipamentos para procedimentos médicos, na área de órteses e próteses e de aquisição de materiais especiais

Agente da Polícia Federal durante uma operação no Rio de Janeiro. 26/01/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino (Foto: Charles Nisz)

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (07) a Operação Marcapasso para investigar um esquema de corrupção que fraudava licitações na compra de equipamentos para procedimentos médicos, na área de órteses e próteses e de aquisição de materiais especiais, no Tocantins.

De acordo com a PF, a investigação começou quando a empresa Cardiomed Comércio e Representação de Produtos Médicos e Hospitalares foram presos em flagrante por terem fornecido à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins produtos médicos com prazos de validade de esterilização vencidos. Ainda de acordo com a PF, a ideia era direcionar licitações, e criar vantagens ilícitas a empresas, médicos e empresários do ramo, bem como a funcionários públicos da área de saúde.

Segundo a PF, o nome da operação é uma referência a um dos itens da área de cardiologia, o marca-passo, equipamento que integrava a lista de alguns dos editais fraudados. A PF divulgou a lista com os 12 mandados de prisão temporária que foram decretados pela Justiça, sendo 11 contra cardiologistas e um contra um empresário do setor. Segundo a PF 10 deles já foram cumpridos.Os dois mandados ainda em aberto se referem a dois médicos. Um deles estaria no interior do Estado e outro estaria em viagem ao exterior.

 Mandados de prisão temporária

Andrés Gustavo Sánchez Esteva
Antônio Fagundes da Costa Júnor
Carlos Alberto Figueiredo Novo
Fábio D'ayala Valva
Fernando Motta
Genildo Ferreira Nunes
Ibsen Suetônio Trindade
Leandro Richa Valim
Marco Aurélio Vilela Borges de Lima
Silvio Alves da Silva
Rafael Iassuda de Oliveira
Henrique Bassanulfo Furtado