CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

PIB de Pernambuco cresce 2,7% no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 2,7% no terceiro trimestre deste ano, ao cravar R$ 35,5 bilhões; dentre os componentes que constituem o PIB o destaque foi para a Agropecuária, que, no período, registrou alta de 8,7% impulsionada pelas lavouras temporárias, principalmente no cultivo do milho que, em parte, se recuperou dos efeitos da seca e cresceu 192,5%; o estado a 10ª economia do Brasil    

A combine harvester loads corn kernels on a truck at a corn field in La Paloma city, Canindeyu, about 348km (216 miles) northeast of Asuncion August 7, 2012. Corn export is second only to soybean export in Paraguay. REUTERS/Jorge Adorno (PARAGUAY - Tags: (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pernambuco 247 - O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 2,7% no terceiro trimestre deste ano, ao cravar R$ 35,5 bilhões. A expectativa da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM), responsável pelo levantamento, é fechar 2014 com o PIB estadual em torno de 3% de crescimento. O estado está em 10° lugar no ranking das maiores economias do Brasil.

De acordo com a pesquisa, o PIB do Brasil caminhou na contramão do crescimento do Estado, apresentando queda de 0,2% no mesmo período. Nos últimos nove meses, a soma das riquezas de Pernambuco cresceu 2,8%, enquanto o Brasil ficou com saldo positivo de 0,2%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dentre os componentes que constituem o PIB pernambucano o destaque foi para a Agropecuária que cresceu, no trimestre, 8,7% impulsionada pelas lavouras temporárias, principalmente no cultivo do milho que, em parte, se recuperou dos efeitos da seca no Estado e cresceu 192,5%.

Os cultivos do feijão e da mandioca também contribuíram para o segmento com, respectivamente, crescimentos de 80,2% e 15,3%.  Na Pecuária, os destaques ficaram com a produção de leite e criação de aves e suínos que cresceram, respectivamente, 5,9%, 2,8% e 2,6%. No acumulado dos últimos nove meses deste ano, a taxa de crescimento total da Agropecuária chegou a 18,4%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A indústria estadual também apresentou saldo positivo no trimestre. O setor cresceu 4,7%, enquanto, no Brasil, o PIB trimestral da Indústria ficou em -1,5%. O destaque em Pernambuco foi para os 25% de crescimento dos Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), devido, principalmente, à geração de energia produzida pelas termoelétricas. A Indústria de Transformação teve aumento de 1,4% e a Construção Civil caiu 4,5%.

Segundo o presidente da Agência CONDEPE/FIDEM, Maurílio Lima, a retração da Construção Civil, registrada pela primeira vez neste ano, é consequência do estágio atual de conclusão de vários investimentos estruturadores, pelo arrefecimento na construção imobiliária e pelo andamento mais lento das obras de infraestrutura. “Essa situação vem sendo observada ao longo de 2014, refletindo em flutuações no mercado de trabalho do setor”, afirmou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As atividades mais vinculadas à demanda do segmento empresarial, como os setores de Serviços Prestados às Empresas e Intermediação Financeira e Aluguel foram as responsáveis pelo crescimento de 1,9% dos Serviços no PIB. No cenário nacional o crescimento do setor foi de 0,5% no terceiro trimestre deste ano. Em Pernambuco, o setor de Serviços representa mais de 70% da economia do Estado.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO