PIB Pernambucano deve crescer 5% em 2011
A economia do Estado cresce em ritmo superior a mdia nacional. No terceiro trimestre de 2011, foi registrado um crescimento de 3,9%., contra uma expanso de 2,1% do PIB nacional no mesmo perodo
Bruna Cavalcanti_PE247 – Crise é uma palavra que tem passado longe de Pernambuco. Pelo menos no que se refere à economia. Estimativas feitas pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) preveem que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado deva fechar o ano em torno de 5%, um desenvolvimento bastante superior à média nacional. Neste último terceiro trimestre de 2011, que corresponde aos meses de julho a setembro, o PIB estadual registrou um crescimento de 3,9%. Já o PIB brasileiro, registrou uma expansão de 2,1% no mesmo período.
O otimismo por parte da Condepe/Fidem é feito em cima de análises e dados bastante realistas. No acumulado dos três últimos trimestres, Pernambuco alcançou 5,1%, contra 3,2% do PIB nacional. De acordo com o diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatística da agência,Maurílio Lima, o Estado deve manter a média de crescimento neste quarto trimestre (outubro, novembro e dezembro). “O Brasil sentiu um pouco essa crise mundial, principalmente pela questão do euro, e acabou sim tendo o seu crescimento afetado. No entanto, Pernambuco teve um crescimento diferenciado e, por isso, não acompanhou a média nacional. O Estado teve reflexo de todos os grandes investimentos que estão sendo feitos aqui”, explica o diretor . O crescimento registrado no acumulado anual deve se estender nsete final de ano, o que reforça o otimismo demonstrado pela agência.
Na comparação do terceiro trimestre de 2011 com o mesmo período de 2010, a indústria pernambucana apresentou um crescimento de 5,4%, tendo sido impulsionada, em sua maior parte, pela construção civil, com uma alta de 8,1%. O setor de serviços também apresentou um crescimento de 3,9%. As atividades que mais tiveram destaque foram os serviços prestados às empresas (3,9%), transportes (8,3%) e alojamento e alimentação (15%). O setor da pecuária também teve um balanço positivo, nos meses de julho a setembro, e teve uma expansão de 9,6%, com destaque para a produção de leite e ovos.
Em contrapartida, a indústria de transformação registrou queda de 3,2%. Grande parte desse resultado foi motivado pelos segmentos de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que teve uma redução impressionante de 20,5%. O desempenho negativo do PIB também recaiu sobre a agropecuária, com influência do resultado negativo das lavouras temporárias (-9,9%), em especial da cana-de-açúcar, e das lavouras permanentes (-11,6%), com a queda na produção de banana.
Recife e Ipojuca
Além da divulgação das projeções do PIB para o terceiro trimestre deste ano, um outro levantamento realizado pela Condepe/Fidem apresentou as cidades com maior participação no PIB estadual. Os dados, que são referentes ao ano de 2009, apontam o Recife como a maior potência de Pernambuco. A capital concentra o equivalente a 31,67% do PIB do Estado (R$ 24,84 bilhões). Já Ipojuca, localizada na Região Metropolitana do Recife (RMR), alcançou a segunda colocação, com 9,03% de participação no PIB estadual (R$ 7,08 bilhões).
“Os efeitos dos investimentos em Suape beneficiaram todos os municípios do seu entorno, com destaque para Ipojuca que apresentou a maior variação no Estado”, explica Maurílio Lima. Completam o ranking, os municípios de Jaboatão dos Guararapes (9,01%), Cabo de Santo Agostinho (4,88%) e Olinda (3,32%). Segundo dados da Condepe/Fidem, 25 dos 185 municípios pernambucanos representaram 79% do PIB do Estado naquele ano. Com relação às cidades do interior, destaque para Caruaru (3,09%), que se posiciona como o maior município do interior e o sexto maior do Estado, Petrolina (2,9%), Vitória de Santo Antão (1,3%), Garanhuns (1,2%) e Belo Jardim (0,89%).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: