Pimentel: "Eike tem ativos, não precisa de ajuda"

Questionado se o governo daria auxílio às companhias do empresário, em crise no mercado, ministro do Desenvolvimento responde: "Não precisa. Ele tem ativos muito valiosos"; Eike Batista renunciou nesta quinta-feira à presidência na mineradora MPX; mercado reagiu com alta em todos os papeis do grupo X; expectativa é a de que empresário deixe de ser majoritário em todos os seus negócios, condição essencial para que possam ser vendidos; com ele no comando, ninguém quer

Pimentel: "Eike tem ativos, não precisa de ajuda"
Pimentel: "Eike tem ativos, não precisa de ajuda"

247 – Mesmo diante da iminente queda do império de Eike Batista, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, afirmou nesta quinta-feira 4 que o empresário ainda possui "ativos muito valiosos". Questionado se o governo considerava algum tipo de socorro às companhias do grupo EBX, Pimentel respondeu: "Não precisa. Ele tem ativos muito valiosos".

Em coletiva nesta quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo não pretende socorrer mais as empresas de Eike. Nesta quinta, o empresário renunciou do cargo de presidente do conselho administrativo da MPX, que também decidiu cancelar sua oferta pública de ações. Com muitas dívidas, as empresas de Eike sofrem uma crise de confiança no mercado.

O cenário piorou quando, há dois dias, a OGX emitiu um comunicado ao mercado informando que seu poço de petróleo, Tubarão Azul, não possui mais tecnologias para extrair óleo e pode suspender suas atividades em 2014. As ações da empresa levaram a Bolsa de Valores de São Paulo a sofrer sua pior queda desde 2009 e causaram um medo de calote no mercado.

Nesta quinta-feira, depois da renúncia de Eike da MPX, as ações das empresas do grupo EBX apresentam um bom desempenho: por volta das 11h40, a MPX (MPXE3), de energia, tinha alta de 10,85%; a ação da petrolífera OGX (OGXP3) tinha alta de 15,38%; a empresa de logística LLX (LLXL3) subia 8,75%; a mineradora MMX (MMXM3) subia quase 8,53%; a empresa de construção naval, OSX (OSXB3), tinha valorização de 2,61%; e a CCX (CCXC3), de mineração de carvão, subia 6,06%.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247