HOME > Geral

Pirenópolis sedia abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, abre nesta terça-feira, na Pousada dos Pireneus, a partir das 19h30, as atividades em Goiás; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad(foto), afirma que “qualificação profissional, acesso à tecnologia, fomento à pesquisa e ambientes favoráveis à inovação configuram-se como fortes promotores de competitividade e de produtividade que intensificam a dinâmica do desenvolvimento social”

Pirenópolis sedia abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Goiás247 - O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clelio Campolina Diniz, abre, nesta terça-feira (14), em Pirenópolis, a programação oficial das atividades que serão realizadas em Goiás relativas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A cerimônia será realizada na Pousada dos Pireneus, a partir das 19h30.

O reitor da UEG, Haroldo Reimer, fará a conferência de abertura da semana. Ele abordará o tema “Ciência e tecnologia: contribuições do ensino, pesquisa e extensão”. Na agenda cultural, haverá as apresentações do cantor Fernando Perillo e do Circo Laheto. Para participar, basta assinar a lista de presenças no local.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) coordenam as atividades da abertura. No texto de apresentação da semana, o secretário Mauro Faiad (Sectec) afirma que “qualificação profissional, acesso à tecnologia, fomento à pesquisa e ambientes favoráveis à inovação configuram-se como fortes promotores de competitividade e de produtividade que intensificam a dinâmica do desenvolvimento social”.

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a Semana Nacional de C&T ocorre em todo o país, entre os dias 13 e 19, em 333 municípios e envolverá 298 instituições de ensino e pesquisa que, juntas, somam uma programação com 10.822 atividades agendadas.

O tema da SNCT de 2014 se constitui em uma grande oportunidade para se discutir o próprio conceito de desenvolvimento social em um referencial democrático que valorize, de um lado, os avanços da ciência e da tecnologia e, ao mesmo tempo, os pontos de vista e os conhecimentos locais praticados pelas gerações, explicam os organizadores.

Atividades

Alternativas culturais também serão propostas pela SNCT, como a Caravana Cultural do Cerrado Goiás Gira Arte, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), que percorrerá os municípios de Mineiros, São Simão e Serranópolis para promover o intercâmbio cultural com artistas de outras regiões, a formação de público, uma nova opção de entretenimento e o mapeamento de manifestações artísticas e culturais locais.

Já os municípios de Palmeiras de Goiás e Aparecida de Goiânia receberão uma proposta diferenciada, que será um passeio pela história do Estado desde as primeiras bandeiras e capitanias, passando pela exploração do ouro até a independência, o desenvolvimento e a atualidade por meio de apresentações circenses realizadas pelo Circo Laheto. Programações paralelas em vários outros municípios já foram agendadas.