Plantio da soja atinge 52% de área estimada
Com clima favorvel em boa parte do Brasil, expectativa que o gro atinja 25 milhes de hectares no Brasil, diz AgRural
Com condições climáticas favoráveis em boa parte do Brasil, o plantio da safra 2011/12 de soja se desenvolve sem problemas e atingiu 52% dos 25 milhões de hectares estimados até sexta-feira (4), evolução semanal de 11 pontos porcentuais e 10 pontos à frente do que foi registrado um ano atrás, de acordo com levantamento da consultoria AgRural.
O avanço se deu apesar da irregularidade das chuvas em algumas áreas, típica do fenômeno La Niña, destacou a AgRural. A consultoria calcula que a safra 2011/12 de soja do Brasil deverá atingir uma produção de 73,64 milhões de toneladas.
"Com a área da safrinha de milho garantida e preocupados com a concentração durante a colheita, que pode causar uma série de problemas logísticos no início de 2012, muitos produtores de Mato Grosso tiraram o pé do acelerador nos últimos dias, especialmente no norte e no sul do Estado", disse a AgRural. Mesmo assim, a evolução semanal foi de 12 pontos, o que levou o plantio a 75% da área total no principal Estado produtor.
Em Mato Grosso do Sul, por outro lado, os agricultores mantiveram o ritmo acelerado. Animados pelas chuvas, que devolveram umidade a áreas onde já faltava água, eles avançaram 22 pontos em sete dias, estendendo o plantio a 84% da área.
No Paraná, segundo principal produtor, as boas condições de umidade do solo permitiram que o plantio chegasse a 66% da área, em linha com o índice de 65% de um ano atrás. "O que preocupou os produtores foi a queda das temperaturas, muito embora isso ainda não tenha atrapalhado o desenvolvimento das plantas", destacou a consultoria. No Rio Grande do Sul, o plantio chegou a 20%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: