TV 247 logo
    HOME > Geral

    Plataforma de tecnologia da Seduc vira referência no setor público

    "Sala de Situação" da Secretaria Estadual de Educação foi eleita o melhor case na categoria “Tecnologia no Setor Público” durante o CIO Brasil GOV 2013.  Plataforma digital permite o acompanhamento em tempo real da execução de projetos e programas coordenados pela Seduc, disponibilizando números importantes para o monitoramento das ações educacionais

    Plataforma de tecnologia da Seduc vira referência no setor público

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Goiás 247_ A Sala de Situação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (Nute), foi eleita o melhor case na categoria “Tecnologia no Setor Público” durante o CIO Brasil GOV 2013. A plataforma virtual – que neste evento foi considerada um exemplo de iniciativa muito bem sucedida - permite o acompanhamento em tempo real da execução de projetos e programas coordenados pela Seduc, disponibilizando números importantes para o monitoramento das ações educacionais, visando sempre a melhoria do ensino na rede pública estadual.

    Concorrendo com outros sete Estados, a Sala de Situação da Seduc recebeu a votação da maioria como o melhor “Case de Sucesso” apresentado neste encontro anual que reúne gerentes, chefes e diretores de Tecnologia da Informação em órgãos públicos de todo o país. Neste ano, na sua 11ª edição, o CIO Brasil GOV teve como tema “Consumerização: você está preparado?”. O objetivo foi discutir o atual contexto da Tecnologia da Informação, marcado por uma nova forma de pensá-la e administrá-la, afirmam os organizadores.

    Agilidade

    De acordo com o chefe no Núcleo de Tecnologia Educacional, Thiago Camargo Lopes, essa plataforma nasceu da vontade do secretário Thiago Peixoto de poder reunir informações que garantissem a tomada de decisões de forma ágil. “Foi um pedido simples que, graças à forte liderança do secretário, resultou em uma solução bastante interessante”, explicou. A Sala de Situação, além de auxiliar na gestão, poderá oferecer aos demais profissionais da rede pública estadual o suporte necessário à análise do processo de ensino e de aprendizado em todas as unidades educacionais.

    Thiago Camargo ressaltou ainda a importância do envolvimento e comprometimento de todos os colegas de trabalho na construção da Sala de Situação, que cuidaram de questões como identificação de indicadores prioritários, inserção e extração de dados. Ele destacou o empenho de sua equipe do Nute: “Espero que todos se sintam representados por profissionais como Rafael Lucyk, que liderou a arquitetura e a implantação da solução; Ricardo Borges, gerente de Suporte de Rede que liderou todo o processo ‘de ponta a ponta’; e Kristiane Vasconcelos, que liderou a equipe de desenvolvimento”.


    Benefícios

    A Sala de Situação da Seduc foi apresentada em dezembro do ano passado ao governador Marconi Perillo durante reunião de trabalho no Palácio das Esmeraldas. À época, Marconi não escondeu o entusiasmo em relação ao projeto que, segundo ele, mostrava a rapidez com que a Secretaria de Estado da Educação estava modernizando a gestão pública.

    A plataforma é permanentemente atualizada e vai dar maior dinamicidade ao trabalho dos gestores. Pelo portal será possível acompanhar, por exemplo, informações reais dos programas Reconhecer, de bonificação de professores assíduos e comprometidos com o trabalho pedagógico; Prêmio Escola, de premiação das unidades que alcançarem as metas estabelecidas pela Seduc; e Prêmio Aluno, que beneficia com uma poupança os alunos da rede estadual com melhor desempenho nas avaliações internas.

    Além disso, a Sala de Situação da Seduc atende integralmente à Lei de Acesso à Informação. Em breve, ela poderá ser acessada por meio de tablets e smartphones. Os tutores pedagógicos, inclusive, poderão acompanhar o trabalho das escolas sob sua responsabilidade acessando esta plataforma virtual por meio de tablets que serão fornecidos pela Seduc.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: