HOME > Geral

Plataforma digital oferece prontuário on line de pacientes

Criada por uma startup mineira, a nova tecnologia é uma espécie de prontuário on line, que faz a integração, distribuição e análise de dados de saúde em tempo real; “A plataforma permite ao médico, por exemplo, gerar gráficos do quadro clínico de um paciente com algum tipo de doença crônica, para que possa acompanhar melhor sua saúde, de forma preventiva”, explica o engenheiro Sérgio Campos, sócio da E-exam, de Belo Horizonte (MG). 

Criada por uma startup mineira, a nova tecnologia é uma espécie de prontuário on line, que faz a integração, distribuição e análise de dados de saúde em tempo real; “A plataforma permite ao médico, por exemplo, gerar gráficos do quadro clínico de um paciente com algum tipo de doença crônica, para que possa acompanhar melhor sua saúde, de forma preventiva”, explica o engenheiro Sérgio Campos, sócio da E-exam, de Belo Horizonte (MG).  (Foto: Luis Mauro Queiroz)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Sebrae - Ao longo da vida, uma pessoa pode realizar dezenas de exames, para diferentes finalidades. Em geral, esses procedimentos são feitos em clínicas e laboratórios distintos e, via de regra, não podem ser acessados a qualquer momento. Uma solução inovadora para esse inconveniente acaba de chegar ao mercado: a plataforma E-exam.

Criada por uma startup mineira, a nova tecnologia é uma espécie de prontuário on line, que faz a integração, distribuição e análise de dados de saúde em tempo real. O armazenamento de todo o histórico dos pacientes é feito na internet, o que permite que as informações sejam consultadas por médicos, laboratórios e pelo próprio paciente, em qualquer momento ou lugar.

A segurança é um dos diferenciais da plataforma, tanto do ponto de vista da preservação quanto do acesso às informações do paciente. “Quem tem direito de ver o histórico armazenado é o paciente, que é o dono da informação e que autoriza o acesso, além do médico e do laboratório”, destaca o engenheiro Sérgio Campos, de 39 anos, sócio da E-exam, de Belo Horizonte (MG). 

As instituições de saúde, entre laboratórios, clínicas e hospitais são os principais clientes da empresa. “Fizemos o primeiro piloto da tecnologia com um laboratório de Sete Lagoas, na região Central do estado”, informa. Em maio, a empresa começou os trabalhos com dez médicos da capital mineira para capacitá-los no uso da tecnologia.

Segundo Campos, a tecnologia favorece a prestação de um serviço diferenciado pelo setor. “A plataforma permite ao médico, por exemplo, gerar gráficos do quadro clínico de um paciente com algum tipo de doença crônica, para que possa acompanhar melhor sua saúde, de forma preventiva”, explica Campos.

O que a E-exam oferece aos seus clientes é a possibilidade de reduzirem custos de operação e de aumentarem o faturamento. “Fazemos um contrato de risco, pois nosso ganho será em cima do valor que nosso produto vai agregar ao negócio deles”, esclarece o empresário, que vislumbra a oportunidade de atrair investidores para a empresa com a consolidação da plataforma.

Saúde como foco

Como a maioria das startups de base tecnológica, a E-exam nasceu da visão empreendedora de dois jovens, o engenheiro Sérgio Campos e seu sócio, o analista de sistemas Gilberto Torrezan Filho. Eles se uniram em 2008, quando trabalharam juntos em Florianópolis (SC). Dois anos depois decidiram focar no desenvolvimento de inovações tecnológicas para a área de saúde e, em 2013, constituíram a empresa.

Neste mesmo ano, os sócios tiveram o projeto de um aplicativo para celular, com algumas funcionalidades do E-exam, aprovado para receber consultorias tecnológicas subsidiadas pelo Sebrae, por meio do programa Sebraetec. “Foram R$ 90 mil empregados no projeto, 80% custeados pelo Sebrae”,  lembra Campos.

Os empresários também participaram de um projeto do Sebrae para estimular o setor de TI dedicado à área de saúde. “Essa integração setorial promovida pelo Sebrae fortalece a rede mineira de inovação. Particularmente, essa iniciativa nos permitiu não só aprimorar o aplicativo, mas estabelecer parcerias para a evolução do nosso negócio”, atesta o empresário.

Outro divisor de águas na trajetória da E-exam, segundo Campos, foi o seminário Empretec, uma capacitação intensiva voltada para a gestão empresarial, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ministrada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. “Percebi que não era empreendedor até fazer o curso”, brinca.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: