HOME > Geral

PM atira contra manifestantes na USP e é afastado

Imagens mostram um policial com metade do corpo para fora de uma viatura disparando balas de borracha contra manifestantes, que protestavam em apoio ao Dia Nacional de Paralisação e Manifestações; segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ele foi afastado; outras imagens mostram uma jovem recebendo um soco desferido por outro policial; fotógrafo da Folha de S.Paulo também foi agredido com golpes de cassetete e impedido de registrar queixa da agressão

Imagens mostram um policial com metade do corpo para fora de uma viatura disparando balas de borracha contra manifestantes, que protestavam em apoio ao Dia Nacional de Paralisação e Manifestações; segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ele foi afastado; outras imagens mostram uma jovem recebendo um soco desferido por outro policial; fotógrafo da Folha de S.Paulo também foi agredido com golpes de cassetete e impedido de registrar queixa da agressão (Foto: Paulo Emílio)

SP 247 - As imagens de violência policial durante o Dia Nacional de Paralisações e Manifestações divulgadas pela imprensa e pelas redes sociais acabaram resultando no afastamento de um policial militar em São Paulo. As imagens mostram o policial com metade do corpo para fora de uma viatura disparando balas de borracha contra os manifestantes.

Uma outra imagem, feita no mesmo protesto, mostra uma jovem recebendo um soco desferido por outro policial. Um fotógrafo da Folha de São Paulo também foi agredido com golpes de cassetete e impedido de registrar um boletim de ocorrência da agressão.

O protesto, organizado por estudantes e funcionários da USP, foi realizado como forma de apoio às centrais sindicais contra as recentes mudanças na legislação trabalhista promovidas pelo governo dentro do pacote de ajuste fiscal.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o policial que foi filmado atirando contra os manifestantes em fuga foi afastado "pois o procedimento em questão foi totalmente irregular". A determinação de afastar o policial das atividades foi tomada pelo titular da pasta, Alexandre de Moraes.