PMDB esquece Iris e namora Júnior Friboi
Lideranças do partido não estariam tão receptivas a mais uma candidatura de Iris Rezende ao governo do Estado; deputados estaduais vão à tribuna da Assembleia e exaltam Júnior Friboi; "um sonho seria ele se filiar ao PMDB", disse o parlamentar Wagner Siqueira se referindo ao bilionário; Friboi, que hoje preside o PSB em Goiás, já roda o Estado há mais de um ano estreitando laços com lideranças
Goiás 247_ Fontes ligadas ao PMDB indicam que lideranças do partido não estariam tão receptivas a mais uma candidatura de Iris Rezende ao governo do Estado, em 2014.
Apesar da idade, 78 anos, o peemedebista ainda mostra interesse em assumir o Palácio das Esmeraldas mais uma vez. No entanto, ao que parece, essa tarefa não será tão fácil e Iris pode se deparar com obstáculos dentro do partido onde (até agora) reina absoluto. Os boatos e informações de bastidores dão conta que deputados da legenda estariam para iniciar uma campanha velada para que Júnior Friboi (PSB) entre no PMDB e seja o candidato ao governo em 2014.
Um dos fatos que corroboram a tese aconteceu na última terça-feira. Os deputados estaduais Wagner Siqueira (PMDB), Paulo Cezar Martins (PMDB), Bruno Peixoto (PMDB) e Francisco Gedda (PTN) subiram à tribuna da Assembleia e fizeram discursos que contemplaram o lançamento extraoficial da candidatura de Friboi a governador.
A ação indica uma tentativa de aproximação do grupo peemedebista com o empresário, que, apesar de não ter experiência política é um dos nomes que já percorre os municípios para amarrar apoios políticos. Há dois anos Friboi realiza campanha nas cidades do interior.
Dentro da ala mais clássica do PMDB, a aproximação é vista com reservas. Iris estaria ainda analisando a viabilidade de ser candidato ou apoiar um outro nome. Adib Elias, com problemas de imagem devido às denúncias de que seria ficha suja, não parece ser a melhor opção.
Iris não descarta Friboi, mas, conforme uma fonte peemedebista, veria com reservas a competência do empresário para gerir as coisas públicas. “Friboi deveria começar primeiro um curso de gestão. Assim, talvez, o Iris apoiaria ele. Mas o homem acha que é só chegar e pronto”, diz um peemedebista que prefere não se identificar.
Na Assembleia Legislativa, os parlamentares demonstraram seguir caminho diferente do cacique peemedebista. Todos discursaram por cinco minutos. “Só pode ser inveja”, disse Paulo Cezar, em referência a quem critica Friboi. Bruno Peixoto disse que as críticas são geralmente originadas em quem não recebe ajuda financeira do empresário. Waguinho, por sua vez, disse que sonha em ver Friboi no PMDB. “Um sonho meu seria ele se filiar ao PMDB, gostaria muito que isso acontecesse”, afirmou.
Monopólio
Gedda defendeu Friboi das acusações que circulam na imprensa nacional de que ele participaria de “um monopólio da carne”. Bruno Peixoto arrematou o discurso: “Sorte de nós, goianos, termos um empresário tão bom como ele na política”. As empresas de Friboi foram condenadas na Justiça Trabalhista, acumulam investigações ambientais e suspeita de favorecimento de empréstimos públicos efetuados pelo BNDES.
Nesta semana, a Procuradoria Geral de Justiça do Acre recebeu denúncias contra o Grupo JBS Friboi, que, segundo o Ministério Público, é suspeito de arquitetar esquema para monopolizar o mercado de carne no Acre. Denúncias semelhantes estão em apuração. Apesar de defender Friboi, nenhum dos parlamentares iristas se referiu às denúncias que recaem sobre o empresário.
Conforme o Sindicato dosTrabalhadores nas Indústrias de Carnes e Laticínios do Portal da Amazônia (Sintracal), que protocolou a denúncia no Ministério Público do Trabalho de Alta Floresta (830 km ao norte de Cuiabá) e na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (Fetiemt), a empresa estaria obrigando funcionários doentes e acidentados a trabalharem, apesar de comprovarem fortes dores.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: