PMDB quer firmar aliança com PSB em Pernambuco
O deputado federal Federal Raul Henry (PMDB-PE) disse que o seu partido estuda se unir ao PSB em Pernambuco, apoiando o candidato indicado pelo governador e presidenciável Eduardo Campos, desde que Jarbas Vasconcelos tenha apoio assegurado à sua reeleição ao Senado; “Eu defendo uma aliança entre o PMDB e o PSB em Pernambuco. Inclusive, sou um dos que defende uma candidatura de Jarbas Vasconcelos dentro dessa aliança”, afirmou; caso esta união não seja viabilizada, o PMDB deverá lançar o nome do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, para disputar o Governo do Estado; "Ficamos, inclusive, desimpedidos em relação a isso", disse
PE247 - O deputado federal Federal Raul Henry (PMDB-PE) voltou a defender que o seu partido monte um palanque com o PSB em Pernambuco, apoiando o candidato socialista que venha a ser indicado pelo governador e presidenciável Eduardo Campos, desde que Jarbas Vasconcelos tenha apoio assegurado à sua candidatura pela reeleição no Senado. Ele também disse que, caso esta união para a chapa majoritária não seja possível, o PMDB estuda lançar candidatura própria ao Governo do Estado, tendo como postulante o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio. “Eu defendo uma aliança entre o PMDB e o PSB em Pernambuco. Inclusive, sou um dos que defende uma candidatura de Jarbas Vasconcelos dentro dessa aliança”, afirmou o deputado. Henry tem o nome cotado como uma das opções de Eduardo Campos para ser o candidato a vice-governador no caso de uma aliança entre as legendas, mas nega esta possibilidade.
“A prioridade é trazer a reeleição de Jarbas no Senado” disse Henry em entrevista à Rádio Jornal. Durante a entrevista, o deputado contou que, em reunião, o PMDB decidiu participar de uma chapa majoritária nas eleições do próximo ano, possivelmente junto ao PSB. “Esse cenário político, porém, só deve ser definido em março ou abril do próximo ano”, afirmou. “Mas se o PMDB não vier a participar de uma chapa majoritária, ele (Lóssio) se dispõe a colocar seu nome para o partido considerar a hipótese do nome dele para governador. Ficamos, inclusive, desimpedidos em relação a isso"”, declarou.
Sobre a possibilidade de sair como vice do candidato escolhido pelo PSB ao governo, Henry desconversou. “Nós nunca conversamos sobre isso, é apenas especulação da imprensa. Nas reuniões que o partido fez, a prioridade sempre foi o senador Jarbas”, relatou. Já em uma visão nacional, o deputado se mostrou otimista com a candidatura de Eduardo, principalmente após a junção de do Governador de Pernambuco e presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, com a ex-ministra Marina Silva. “Após a aliança com Marina, Eduardo Campos se mostrou mais que nunca um candidato de fato competitivo. Acredito que ele tem condições de ampliar muito esse leque de forças em Pernambuco”, analisou.
Sobre a declaração de Campos, de que ele “exterminaria as velhas raposas da política”, o deputado foi tranquilo. “Essa afirmação não se aplica a Jarbas, porque ele nunca foi caracterizado como uma raposa política. Raposas são aqueles velhos políticos, da prática patriarcal, que enriqueceram dentro da vida pública, e que hoje comandam verdadeiras oligarquias estaduais, como o caso de José Sarney [PMDB-MA], lá no Maranhão”, afirmou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: