PMDB também rachado em Belo Horizonte
Lideranas do partido, como o ex-ministro Hlio Costa e o ex-senador Ronan Tito, assinam manifesto defendendo a candidatura do deputado estadual Svio Souza Cruz para a Prefeitura de BH. Mas o federal Leonardo Quinto foi candidato em 2008 e chegou ao segundo turno; e quer repetir a dose agora
Minas 247 - Não é só o PT que está dividido em relação às eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte. O PMDB, que a princípio marchava unido rumo à mais forte candidatura de oposição à recondução de Marcio Lacerda (PSB) ao cargo, agora está rachado entre dois nomes: o do deputado federal Leonardo Quintão e do estadual Sávio Souza Cruz.
Sávio recebeu uma boa notícia na disputa interna: lideranças importantes do PMDB mineiro, como o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (candidato do partido ao governo de Minas em 2010) e o ex-senador Ronan Tito (que também tentou o governo em 1990) assinaram um manifesto defendendo o deputado estadual. No documento, assinado também pelos ex-deputados Armando Costa e Aluísio Vasconcelos, o grupo defende o “vigor político” e o “espírito aguerrido” de Sávio para ganhar a PBH e ajudar o PMDB a fortalecer sua oposição ao governo Anastasia.
Os dois nomes têm trunfos na disputa interna. Quintão se sobressai pelo desempenho nas eleições passadas, quando surpreendentemente venceu o 1º turno, derrotando um Lacerda que já contava com o apoio da dobradinha PSDB/PT e das máquinas da prefeitura (sob gestão de Fernando Pimentel) e governo do estado (Aécio Neves).
Sávio conta com a performance de uma das principais lideranças da oposição ao PSDB no estado, o que lhe garante apoios como o demonstrado por Hélio Costa. Também por isso conta com simpatia da parcela do PT que não aceita apoiar Lacerda à reeleição.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: