HOME > Geral

Policiais ocupam Palácio por paridade salarial

Governo Marcelo Miranda (PMDB) vive dias de relações conturbadas com os servidores públicos; nessa terça-feira, 10, cerca de 600 policiais civis ocuparam o hall do Palácio Araguaia para exigir do governo o cumprimento da lei que prevê a paridade salarial de policiais com nível médio daquele que têm nível superior; após duas horas de negociação com a categoria, representantes do governo não sinalizaram entendimento; realinhamento dos policiais está entre o pacote de benefícios concedidos pelo ex-governador Sandoval Cardoso (SD) sem levar em conta previsão orçamentária e que está sendo questionada pela atual gestão

Governo Marcelo Miranda (PMDB) vive dias de relações conturbadas com os servidores públicos; nessa terça-feira, 10, cerca de 600 policiais civis ocuparam o hall do Palácio Araguaia para exigir do governo o cumprimento da lei que prevê a paridade salarial de policiais com nível médio daquele que têm nível superior; após duas horas de negociação com a categoria, representantes do governo não sinalizaram entendimento; realinhamento dos policiais está entre o pacote de benefícios concedidos pelo ex-governador Sandoval Cardoso (SD) sem levar em conta previsão orçamentária e que está sendo questionada pela atual gestão (Foto: Aquiles Lins)
Aquiles Lins avatar
Conteúdo postado por:

Tocantins 247 - Cerca de 600 policiais civis de várias regiões do estado foram ao Palácio Araguaia no fim da tarde dessa terça-feira, 10, para reivindicar do governador Marcelo Miranda (PMDB) o cumprimento da Lei 2851/2014, que prevê o realinhamento salarial dos policiais em nível superior.

Os policiais ocuparam o hall do Palácio e uma comissão foi recebido por representantes do governo do Estado. Depois que cerca de duas horas de conversas, o governo não deu uma posição definitiva se irá atender as reivindicações da categoria. Um novo encontro entre governo e os sindicatos que representam a Polícia Civil está marcado para esta quinta-feira, 12. Até lá, os policiais irão realizar a chamada Operação Padrão.

"Nós vamos trabalhar conforme a lei manda, 40 horas semanais, com expediente normal e não vamos fazer plantão no fim de semana se não tiver efetivo. O que foi decidido, foi um pacto pela legalidade da nossa categoria, não foi uma deflagração de greve da Polícia Civil", argumentou o presidente do sindicato da Polícia Civil, Moisemar Marinho. A Polícia Civil tem atualmente cerca de dois mil policiais. 

A atual administração está questionando uma série de benefícios que foram concedidos a categorias de servidores públicos pelo ex-governador Sandoval Cardoso (SD) em período vedado pela legislação e sem indicação de fonte orçamentária. O secretário geral de Governo, Herbert Brito, afirmou que o governo respeita as conquistas da categoria, mas que a situação financeira do estado deve ser pevada em consideração.

“Ouvimos as preocupações deles em relação às conquistas da categoria e o Governo explicou que apresentará a situação real encontrada, com medidas a serem adotadas em relação à questão de pessoal e de contenção de gastos e responsabilização daqueles que levaram o Estado a essa situação. A população do Tocantins precisa saber as consequências desses atos. Eles compreenderam e vão avaliar as medidas a serem tomadas”, comentou o secretário.

Além do secretário de Governo, estavam presentes na reunião, o subsecretário  da Segurança Pública, Abzair Paniago, os secretários da Casa Civil, Télio Leão Ayres, de Articulação Política, Paulo Sidnei, da Comunicação Social, Rogério Silva, e o secretário-chefe da Casa Militar, Cel. Raimundo Bonfim. 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...