Políticos lamentam a morte de Paes de Andrade
Com a morte do ex-deputado federal Antonio Paes de Andrade, o governador Camilo Santana decretou luto oficial de três dias no Estado. Políticos cearenses lamentam o ocorrido e destacam a importante contribuição do ex-parlamentar para a democracia brasileira
Ceará 247 - O governador Camilo Santana declarou luto oficial de três dias no Estado em homenagem ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Antonio Paes de Andrade (88), que morreu nesta quarta-feira (17), em Brasília, vítima de falência múltipla de órgãos. Natural de Mombaça, foi eleito deputado federal de 1963 a 1999, e exerceu o cargo de presidente da Câmara de 1989 a 1991. Durante o período, assumiu a Presidência da República interinamente diversas vezes. De 1968 a 1989 publicou mais de 15 livros e, entre 2003 e 2007, exerceu o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. Políticos cearenses lamentam morte da importante figura da democracia brasileira e comentam o seu legado.
"Lamento a morte de Antônio Paes de Andrade, um dos grandes políticos da história do Ceará. Natural de Mombaça, o advogado e professor foi deputado estadual, federal e presidente da Câmara dos Deputados entre 1989 e 1991, tendo assumido algumas vezes a Presidência da República interinamente. Ele sancionou, inclusive, o projeto de construção do açude Castanhão. Paes de Andrade também foi embaixador do Brasil em Portugal. Deixo aqui meu abraço e meus sentimentos à família e aos amigos, e declaro luto oficial de três dias no Estado"
Camilo Santana, governador do Ceará
"O legado de Paes de Andrade, para mim, está sintetizado em uma frase que um dia o ouvi falar: 'O que eu vou deixar para meus netos e meus filhos são as minhas mãos limpas e a minha honra'".
Eunício Oliveira, senador (PMDB-CE) e genro de Paes de Andrade
“Paes de Andrade que teve um papel e uma história significativa no processo de redemocratização do Brasil enfrentando um dos períodos mais tristes e mais violentos da nossa história política – a ditadura militar – com muita veemência, muito vigor e com muito compromisso democrático. E eu que fui o seu assessor, seu secretário, que apreendi e tive a honra de acompanhá-lo durante toda a minha vida, sempre tive em Antônio Paes de Andrade um exemplo de homem público de dedicação, de espírito público para referência de todos nós. Eu não tenho dúvida que o Ceará hoje só chora. Eu não tenho dúvida que a nossa querida e amada Mombaça se despede de Paes de Andrade como um dos homens mais importantes e mais significativos da história política do Ceará.”
Danilo Forte, deputado federal (PMDB-CE)
“O Ceará despede-se de um grande político: Paes de Andrade. Destacou-se no cenário nacional não somente pelo papel político que desempenhou – tendo sido eleito pelo povo cearense diversas vezes deputado - como também pelo prestígio na diplomacia brasileira – quando foi embaixador do Brasil em Portugal. Meus sentimentos de solidariedade à família Paes de Andrade. Perdemos um democrata convicto, um construtor de sonhos. O Brasil perde! Deixamos nosso sincero, forte e caloroso abraço”
José Guimarães, deputado federal (PT-CE) e líder do governo na Câmara dos Deputados
"A sociedade cearense lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado estadual, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-presidente interino do Brasil, Antonio Paes de Andrade. Nome de reconhecido espírito público, prestou grandes serviços ao Ceará e ao País desde a década de 1950. Sua luta pela retomada da democracia no Brasil e a trajetória que se confunde com a do próprio Poder Legislativo são dignas de reconhecimento. Que Deus dê conforto aos familiares e aos amigos neste momento difícil”.
Zezinho Albuquerque, Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Pros)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: