CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Por sobrevivência, deputados do MDB devem deixar sigla

Os deputados estaduais alagoanos do MDB aguardam com expectativa a abertura, em março, da janela para troca de partido; na Assembleia, dos 27 parlamentares 11 são da sigla, o que dá 40%, só que muitos vão deixar o partido em busca de um abrigo que permita uma reeleição menos problemática; especialistas calculam que se as eleições fossem hoje um deputado para pensar em ser eleito no MDB precisaria de mais de 25 mil votos; em algumas coligações, o piso é mais baixo e em algumas legendas como o PRTB e o PHS é possível eleger deputados com mais de 10 mil e menos de 20 mil votos

Os deputados estaduais alagoanos do MDB aguardam com expectativa a abertura, em março, da janela para troca de partido; na Assembleia, dos 27 parlamentares 11 são da sigla, o que dá 40%, só que muitos vão deixar o partido em busca de um abrigo que permita uma reeleição menos problemática; especialistas calculam que se as eleições fossem hoje um deputado para pensar em ser eleito no MDB precisaria de mais de 25 mil votos; em algumas coligações, o piso é mais baixo e em algumas legendas como o PRTB e o PHS é possível eleger deputados com mais de 10 mil e menos de 20 mil votos (Foto: Voney Malta)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Edivaldo  Júnior/gazetaweb.com - A dança das letrinhas está prestes a recomeçar na Assembleia Legislativa de Alagoas. Em março deste ano será aberta nova janela para a troca de partido sem risco de perda de mandato. Quando a primeira janela foi aberta, entre fevereiro e março de 2016, a bancada do então PMDB, hoje sem o P, do governador Renan Filho saiu de 3 para 11 deputados.

Agora, o partido deve seguir caminho inverso. Com 40% dos 27 deputados da ALE em seus quadros, o MDB está prestes a perder parte expressiva de sua bancada na Casa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em busca da sobrevivência eleitoral, alguns parlamentares já sinalizaram que vão trocar de partido em março, quando será aberta a janela pelo TSE.

Salvo algum acidente de percurso os deputados vão para partidos da base do governo, após entendimentos que passam sim pelo Palácio dos Palmares.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo que se fala nos bastidores, Davi Davino Filho, Thaise Guedes, Jairzinho Pereira e Marquinhos Madeira estariam de malas prontas.

Ainda na dúvida, se arrumam ou não a bagagem, estariam Ronaldo Medeiros e Galba Novaes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Luiz Dantas, Jó Pereira, Isnaldo Bulhões, Olavo Calheiros e Ricardo Nezinho tendem a permanecer no partido.

O peso consciente do “quociente”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A mudança de legenda, explica um emedebista depende, ainda, de conversas com Renan Filho. “Estamos todos com o governador, que neste momento trabalha sua reeleição, mas também precisamos pensar na nossa própria eleição. Então, será preciso que o governador nos ajude na composição de chapa e em outras questões para saber se dá para disputar o mandato pelo MDB ou por outro partido”, aponta.

O que pesa na mudança de legenda, explica o parlamentar, é o “peso” da chapa do PMDB, que deverá eleger de seis a sete deputados. “Se ficar no grupo, muitos não conseguirão se reeleger e por isso alguns estão em busca de coligações que permitam uma vitória com uma votação num teto mais baixo”, pondera.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em outras palavras, ou números, se as eleições fossem hoje um deputado para pensar em ser eleito no MDB precisaria de mais de 25 mil votos. Em algumas coligações, o piso é mais baixo. Algumas legendas como o PRTB e o PHS avaliam que é possível eleger deputados com mais de 10 mil e menos de 20 mil votos.

É cedo para ter prognósticos mais confiáveis, mas quem conhece a política alagoana, sabe que o páreo será mais duro em legendas com candidatos que disputam a reeleição – é o caso do MDB.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO