Porto do Rio terá píer que servirá de hospedagem para a Copa

Para aumentar a capacidade de hospedagem na capital fluminense durante a Copa um píer com capacidade para até sete navios será construído

Porto do Rio terá píer que servirá de hospedagem para a Copa
Porto do Rio terá píer que servirá de hospedagem para a Copa (Foto: Marcelo Horn/Governo RJ)

Agência Brasil 

- Flávia Villela - Rio de Janeiro – Um píer com capacidade para atracação de até sete navios será construído no Porto do Rio de Janeiro, ficando parcialmente pronto para a Copa do Mundo de 2014, informou, hoje (20), o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes.

O objetivo é aumentar a capacidade de hospedagem na capital fluminense durante os grandes eventos que o Rio sediará. "Haverá oferta de 10 mil quartos para 24 mil pessoas, ou seja, suplementar à oferta hoteleira, sendo que, na ocasião da Copa do Mundo, será atendida a metade desse total", disse Fortes. Ele garantiu que, até às Olimpíadas, a obra estará concluída.

O presidente da Autoridade Pública Olímpica participou do lançamento do programa Porto do Rio Século 21, que contém uma série de medidas para ampliar e melhorar o porto da cidade do Rio de Janeiro até 2016. Fortes explicou que serão dragados cerca de 12 milhões de metros cúbicos da Baía de Guanabara para facilitar a entrada de grandes navios.

No entanto, ainda está sendo estudado o destino final dos resíduos retirados da baía. "Está sendo buscada uma área mais adiante, talvez a 15 quilômetros da costa, que está sendo discutida com o Ministério Público Estadual, com o Instituto Estadual do Ambiente e com a Docas [concessionária do Porto do Rio]".

Após a definição do bota-fora da dragagem, a Docas Rio ficará responsável pela implementação da dragagem, que, segundo o ministro, vai atender não apenas ao setor portuário, como também a empresas como a Petrobras e estaleiros que utilizam a Baía de Guanabara.

Edição: Lana Cristina

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247