TV 247 logo
      HOME > Geral

      Pouca formalização de queixa contra os planos

      Apesar da ANS, agência responsável pela fiscalização das empresas de saúde, identificar irregularidades e suspender 268 serviços em todo o País, as queixas formalizadas pelos usuários nos Procons  ainda são consideravelmente baixas

      Pouca formalização de queixa contra os planos (Foto: Shutterstock)
      Editoria avatar
      Conteúdo postado por:

      Raphael Coutinho _PE247 – Usuários que costumam utilizar serviços de planos de saúde quase sempre possuem algum tipo de história negativa para contar. Seja por causa de algum problema vivenciado no momento do atendimento de emergência ou demora na consulta de algum médico conveniado. Entretanto, na prática, os casos de reclamações chegam pouco aos órgãos reguladores. No Procon do Recife, por exemplo, de agosto de 2011 até a última segunda-feira (23), foram registradas 59 ocorrências contra operadores de planos de saúde.

      O número é considerado baixo se levado em consideração às medidas tomadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável por fiscalizar os serviços. O órgão resolveu suspender a comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras por não se encaixarem nos critérios estabelecidos, referentes à Resolução Normativa nº 259, que determina prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias.

      Por outro lado, o Procon do Recife alerta os usuários para a hora de assinar um contrato com uma empresa. “Muitas vezes o plano de saúde tem uma parcela pequena, mas apresenta várias restrições, então, vale a pena avaliar os serviços e a rede de médicos conveniados para ver se o preço é compatível”, informou a diretora em exercício do órgão, Rachel Moraes. Ela disse ainda que antes de assinar o contrato, o consumidor deve ler atentamente a todas as suas cláusulas e verificar se tudo que lhe foi ofertado consta naquele contrato. “Além disso, o consumidor deve verificar se a operadora possui registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar”, acrescentou.

      No Recife, as três empresas com mais reclamações são Hapvida Assistência Médica Ltda., com 20 registros, a Ideal Saúde ltda., com 10 denúncias e a Sulamerica Saúde, com oito. As queixas mais frequentes para operadoras de planos de saúde no Recife são: recusa de atendimento; negativa de cobertura; demora na marcação de consultas; descumprimento contratual e reajuste abusivo.

      Qualquer tipo de reclamação pode ser feita diretamente no Procon-Recife, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby. Além do atendimento presencial, os consumidores dispõem do telefone gratuito 0800.281.1311, e do e-mail procon@recife.pe.gov.br. Para facilitar o atendimento, apresentar cópias da nota fiscal, contrato, ordem da carta de cobrança e propaganda ou carnês, de acordo com o motivo da queixa.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: