TV 247 logo
      HOME > Geral

      Prefeito de Araripina é afastado por improbidade administrativa

      Lula Sampaio acusado pelo Ministrio Pblico de Pernambuco e pelo Tribunal de Contas do Estado de montar um esquema de desvio de verbas pblicas. Vice-prefeito da cidade, Alexandre Arraes, dever assumir o cargo.

      Gisele Federicce avatar
      Conteúdo postado por:

      Bruna Cavalcanti_PE247 – Depois de uma investigação que durou quase dois anos e foi denominada de “Operação Alcaide”, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), conseguiu na Justiça o afastamento do prefeito do município de Araripina, Lula Sampaio, por ato de improbidade administrativa. Sampaio é acusado de montar um esquema de desvio de verbas públicas na cidade que fica no Sertão do Estado. O vice-prefeito, Alexandre Arraes, deverá assumir o cargo ainda nesta segunda-feira (12).

      Na manhã de hoje, promotores de Justiça e auditores do TCE, acompanhados por policiais civis e militares, estiveram reunidas na sede da Prefeitura lacrando documentos e equipamentos de informática. Ainda não está descartada, pelo MPPE, a hipótese de uma intervenção estadual no município, devendo o pedido ser efetuado de acordo com o desenrolar os fatos.

      As investigações comprovaram, entre novembro e dezembro de 2009, o saque de mais de R$ 1 milhão realizado pelo tesoureiro da prefeitura, Ailton José Marques de Lima. Além disso, estão sendo investigados gastos excessivos com a promoção de festas populares pagos. Além do prefeito, as acusações do esquema recaem sobre o tesoureiro da prefeitura, Ailton José Marques de Lima; seu filho, Diego Anderson Marques Torres; e o chefe de Gabinete, Wilson Xavier Sampaio Filho.

      “Além do afastamento provisório dele, por seis meses, iremos pedir à justiça sua cassação. No cargo, ele poderia atrapalhar toda a investigação. Nosso maior objetivo agora é recolher as provas necessárias para seguirmos com o processo que pode resultar, inclusive, em uma ação criminal”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon.

      De acordo com o procurador, novas provas podem surgir a partir de agora. “A Polícia Federal também está envolvida nessa apuração e estamos vendo se há desvios de recursos federais. Espero que o vice-prefeito da cidade possa colaborar com estas ações”, ressalta Fenelon.

      A Operação Alcaide foi realizada conjuntamente pelo MPPE, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), pelo TCE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Secretaria de Defesa Social (SDS), com as Polícias Civil e Militar.

      Outro lado – Em nota enviada à imprensa, o prefeito de Araripina, Lula Sampaio, afirmou que foi surpreendido, nesta segunda-feira (12), pela liminar pedindo o seu afastamento e que não teve tempo de se pronunciar previamente sobre as denúncias. “A ação do Ministério Público Estadual baseia-se essencialmente em uma auditoria especial do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, que se encontra sob recurso de embargos de declaração, onde esclareci sobejamente as acusações formatadas, demonstrando documentalmente todos os gastos questionados”, afirmou Sampaio. O prefeito irá recorrer da decisão. “Demonstrarei cabalmente a improcedência das acusações e a violência que estou sendo vítima”, declarou.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: