Prefeito de Araripina foi afastado por mais de dez irregularidades
Tcnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) constataram a omisso de informaes contbeis e financeiras da Prefeitura ao rgo estadual e Cmara Municipal.
Bruna Cavalcanti_PE247 – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou, nesta terça-feira (13), uma lista com mais de dez irregularidades que culminaram no afastamento do prefeito de Araripina (Sertão), Lula Sampaio (PTB), por improbidade administrativa. O processo, que foi julgado na Segunda Câmara do TCE, teve como relator o conselheiro Valdecir Pascoal e foi determinado pelo juiz da comarca, João Ricardo da Silva Neto.
Sampaio é acusado de várias irregularidades. Além de saques de recursos públicos, no valor de R$ 1.851.212,90, que estavam depositados em contas correntes bancárias da prefeitura, chama a atenção o montante de R$ 457.910,60, depositados em contas correntes bancárias de titularidade de Diego Anderson Marques Torres, filho do tesoureiro da prefeitura, Ailton José Marques de Lima.
Apesar de negar as denúncias e afirmar, por meio de nota enviada à imprensa, que esclareceu “sobejamente as acusações formatadas, demonstrando documentalmente todos os gastos questionados”, Lula Sampaio é ainda acusado de desrespeitar a Lei Orgânica do TCE-PE ao não prestar contas e não se submeter ao controle externo.
O afastamento do prefeito de Araripina originou-se de uma denúncia feita, em 2009, ao TCE, pelos vereadores Luciano Wenner Rodrigues Lima (PSL), Francisco Edivaldo Alves Pereira (PR), José Reginaldo Muniz de Souza (PSDB) e Severino Lacerda de Araújo (PV).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: