CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Prefeito inaugura Centro de Referência LGBT no Rio Vermelho

Na cerimônia de inauguração do Centro de Referência e Atendimento a LGBT, no Rio Vermelho, nesta sexta-feira, o prefeito ACM Neto disse que "Salvador é marcada pela diversidade", e que a cidade "deve dar exemplo ao Brasil e ao mundo ao mostrar que consegue conviver com as diferenças"; "O compromisso da Prefeitura é de estar sempre aberta ao diálogo, sensível às solicitações e realização de ações. Não à toa, estamos inaugurando o serviço nas comemorações pelo aniversário da cidade, para mostrar que Salvador precisou de 467 anos para ter um Centro LGBT", disse o democrata

ACM centro referência LGBT (Foto: Romulo Faro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247 - Na cerimônia de inauguração do Centro de Referência e Atendimento a LGBT, no Rio Vermelho, nesta sexta-feira (18), o prefeito ACM Neto (DEM) disse que "Salvador é marcada pela diversidade", e que a cidade "deve dar exemplo ao Brasil e ao mundo ao mostrar que consegue conviver com as diferenças".

Ele afirmou ainda "a importância da parceria com a sociedade civil para entender e assistir melhor os gays, lésbicas, travestis e transgêneros".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O compromisso da Prefeitura é de estar sempre aberta ao diálogo, sensível às solicitações e realização de ações. Não à toa, estamos inaugurando o serviço nas comemorações pelo aniversário da cidade, para mostrar que Salvador precisou de 467 anos para ter um Centro LGBT", disse o democrata.

Titular da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), a professora Ivete Sacramento disse que a prefeitura "inicia hoje a composição e a implementação de políticas públicas e ações afirmativas para LGBT em Salvador, com a criação também do Comitê Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Salvador".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Tivemos que aprender a tratar o assunto, convocando todos os líderes e instituições para elaborar a Conferência Municipal e, em seguida, o Plano Municipal. A nossa intenção foi implantar algo de forma planejada, um espaço digno e que demonstra a vontade da Prefeitura de conhecer, entender e atender ao grupo LGBT. Este é um legado que não tem volta."

O professor e presidente de honra do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, afirmou que a gestão de ACM "tem mostrado apoio à causa", e ressaltou a importância da criação de um Centro LGBT na cidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A militância pela causa LGBT foi iniciada na década de 1980 e, mesmo tendo conquistado avanços, ainda persistem dois problemas até hoje: gays e travestis continuam sendo assassinados e a Aids ainda atinge esta população, com um índice de 11%. Esperamos que a estrutura seja permanente para realização do atendimento a essa população".

Funcionamento

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Centro Municipal de Referência e Atendimento a LGBT representa uma importante conquista para o segmento, que passará a contar com toda a estrutura necessária para acolhimento e atendimento de casos de violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e oferecerá assistências jurídica, psicológica e social, além de capacitação e suporte necessário para esse público, dando condições para fortalecimento dos LGBTs e resgate da cidadania e direitos sociais.

Em caso de violência, a vítima é orientada pessoalmente ou por telefone sobre os serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência, assim como apoio jurídico necessário para o tipo de agressão sofrida, seja ela discriminação, violência doméstica, violência sexual e assédios moral e sexual, dentre outras. As denúncias também poderão ser feitas online, por meio do site do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, no endereço http://observatorioracialelgbt.salvador.ba.gov.br/denunciar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O serviço também visa articular os meios que favoreçam a inserção do LGBT no mercado de trabalho, como programas de capacitação para o trabalho e geração de renda, assim como ao retorno à escola, caso seja necessário. O centro pretende, ainda, organizar e manter uma rede de informações básicas, tais como os endereços e nomes dos responsáveis pelos serviços especializados e entidades de apoio e assessoria nos âmbitos municipal e estadual.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO