Prefeitura apresenta decoração do Carnaval do Recife

A cenografia baseada na obra do artista plstico Z Cludio, um dos homenageados da festa. Sero utilizadas peas do acervo dele, alm de 40 pinturas inditas, criadas especialmente para embelezar o Carnaval 2012

Prefeitura apresenta decoração do Carnaval do Recife
Prefeitura apresenta decoração do Carnaval do Recife (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Raphael Coutinho_PE247 – Ainda falta pouco mais de um mês para o início oficial do Carnaval 2012, mas a festa já é o assunto predominante nas ruas. E o Recife começa a se colorir para a Festa de Momo. Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura divulgou cenografia para a época, baseada na obra do artista plástico Zé Cláudio, um dos homenageados da festa. Serão utilizadas obras do acervo dele, além de 40 pinturas inéditas, criadas especialmente por Zé Cláudio para embelezar o Carnaval 2012. As imagens estarão distribuídas pelo bairro do Recife Antigo, principal polo do Carnaval, e nos polos descentralizados na periferia e centro da cidade.

Para este ano, a novidade é que as obras que enfeitarão as ruas da cidade foram criadas pelo próprio artista homenageado. Antes, um outro artista era o responsável por fazer os adereços baseados no homenageado. “A obra de Zé Cláudio tem tudo a ver com o povo do Recife e o Carnaval será uma porta aberta para que a população tenha acesso à obra deste grande artista. Todos os anos a gente procura incitar a curiosidade das pessoas para conhecer o trabalho do homenageado”, ressaltou o prefeito João da Costa.

Já o artista disse que se sentiu honrado com a homenagem. “Eu estou muito feliz pelo prefeito por ter me jogado na rua, de onde vim. É realmente uma alegria muito grande”, afirmou sorridente.

O trabalho será composto por pórticos, totens e outros elementos cenográficos, que será desenvolvido por duas designers, com referências a personagens do Carnaval como mulher conquista, caboclinho, La Ursa, caboclo de lança do maracatu rural, boi, passistas de frevo e porta-bandeira, entre outros.

As alegorias foram compostas por colagens de elementos de várias obras de Zé Cláudio, unindo personagens do Carnaval a frutas e pássaros. Elas realizaram intervenções e colagens unindo desenhos de várias obras de Zé Cláudio. Um dos ícones do Carnaval do Recife é o Galo gigante, que é instalado tradicionalmente próximo à Ponte Duarte Coelho. Este ano, a alegoria terá 27m e será confeccionada pelo artista Sávio Araújo.

Além disso, a cenografia também possui referências ao outro homenageado do Carnaval 2012, o músico Alceu Valença. Para isso, Zé Cláudio criou desenhos das mulheres cantadas por Alceu como a Morena Tropicana, a mulher Diabo Louro e a Belle de Jour, que serão acompanhadas de passarinhos e frutas como caju e manga.

Assista o projeto cenográfico:

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email