Prefeitura do Recife interdita três casas noturnas
Três lugares badalados da capital pernambucana, o Roof Tebas, o Iguana Café e o Studio 363 foram fechados provisoriamente por falta de alvará de funcionamento; outros quatro locais foram inspecionados, mas receberam apenas uma notificação
PE247 – Após grande repercussão da tragédia em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, provocada por um incêndio na boate Kiss, que terminou na morte de ao menos 236 pessoas, a Prefeitura do Recife, assim como várias outras do País, deu início à maratona de revista às casas noturnas da cidade. Nesta quinta-feira 31, três lugares badalados da cidade, o Roof Tebas, no centro, o Iguana Café e o Studio 363, ambos na zona sul da capital, foram interditados. Outros quatro foram inspecionados, mas receberam apenas uma notificação. Um total de 300 estabelecimentos será vistoriado na capital pernambucana.
No caso do Roof Tebas, boate localizada no Bairro do Recife, região central da cidade, técnicos da prefeitura e o Corpo de Bombeiros verificaram que o espaço para a diversão, na cobertura do edifício comercial Tebas, não tinha o alvará dos bombeiros. O coronel Carlos Eduardo Casa Nova alertou para o fato de que no mesmo edifício funciona uma fábrica que utiliza materiais inflamáveis.
De acordo com ele, o espaço necessita de sinalização de emergência, corrimão e degrau antiderrapante, duas escadas mais largas, pois só tem uma, mais um elevador de emergência, nova rede de hidrantes, sprinklers, iluminação, troca de rede elétrica e mais extintores. Por sua vez, o empresário do estabelecimento, Tarcísio Lima, afirmou que o espaço cumprirá todas as exigências da prefeitura, até porque, segundo ele, a casa presta um grande serviço ao turismo no Recife.
Em relação ao Iguana Café e ao Studio 363, ambos foram interditados por falta de alvará de funcionamento. Já os estabelecimentos Downtown Pub e 100% Brasil, no centro do Recife, e Dona Carolina e Manhattan Café Teatro, em Boa Viagem, zona sul, foram notificados por estarem em desacordo com as normas de segurança.
Se as casas noturnas notificadas não cumprirem as exigências, terão que pagar multas que variam de R$ 222 a R$ 2,2 mil. A partir daí será dado um novo prazo para estas casas se adequarem às regras de segurança e, caso não haja cumprimento das normas, será aplicada uma nova multa, sendo o valor o dobro da primeira. Sem atendimento às solicitações, os espaços serão interditados.
A fiscalização das boates está sendo feita por dois Grupos de Trabalho criados pela prefeitura. O primeiro é formado pela Secretaria-Executiva de Controle Urbano, Vigilância Sanitária do Recife, Corpo de Bombeiros e Secretaria-Executiva de Defesa Civil. Já o segundo tem os mesmos órgãos do primeiro, além da atuação das Secretarias de Segurança Urbana e de Turismo e Lazer, e com o apoio de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), Câmara Municipal, Ministério Público Estadual (MPPE) e Corpo de Bombeiros.
