Prefeitura entrega Binário da Vila Manuel Sátiro com melhorias de segurança

“Este binário é o primeiro com algumas inovações. Além da inversão do fluxo e ciclofaixa, o projeto conta com bicicletário e expansão de calçadas. Queremos aumentar a segurança viária de motoristas, pedestres e ciclistas e dar velocidade ao fluxo da via”, explicou o prefeito Roberto Cláudio (PDT), durante solenidade de entrega na Vila Manuel Sátiro, na noite desta quinta-feira (24)

“Este binário é o primeiro com algumas inovações. Além da inversão do fluxo e ciclofaixa, o projeto conta com bicicletário e expansão de calçadas. Queremos aumentar a segurança viária de motoristas, pedestres e ciclistas e dar velocidade ao fluxo da via”, explicou o prefeito Roberto Cláudio (PDT), durante solenidade de entrega na Vila Manuel Sátiro, na noite desta quinta-feira (24)
“Este binário é o primeiro com algumas inovações. Além da inversão do fluxo e ciclofaixa, o projeto conta com bicicletário e expansão de calçadas. Queremos aumentar a segurança viária de motoristas, pedestres e ciclistas e dar velocidade ao fluxo da via”, explicou o prefeito Roberto Cláudio (PDT), durante solenidade de entrega na Vila Manuel Sátiro, na noite desta quinta-feira (24) (Foto: Rodrigo Rocha)

Ceará 247 - O novo binário da Vila Manuel Sátiro (Regional V) foi entregue pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), na noite desta quinta-feira (24). Esse é o 17º binário implantado em Fortaleza e visa reordenar o tráfego na região, principalmente na Rua Fernando Faria de Melo, devido ao seu intenso fluxo veicular, aumentar a segurança viária de pedestres e ciclistas, reduzir os conflitos de tráfego na conversão à esquerda nos cruzamentos com a rua Cônego de Castro e nos cruzamentos com as duas vias do binário, além de incentivar o uso do transporte não motorizado com diversos equipamentos voltados para pedestres e ciclistas.

Implantado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o binário da Vila Manuel Sátiro compreende as ruas Fernando Faria de Melo e Delta, que foram reorganizadas no trecho entre as ruas São Lázaro e Cônego de Castro. 

Com o novo binário, a Rua Fernando Faria de Melo agora tem sentido único norte/sul (Cônego de Castro-São Lázaro) e a Rua Delta passa a operar no sentido único oposto sul/norte (São Lázaro-Cônego de Castro). Também como parte da nova reorganização, a Rua José Ricardo Ramos agora passa a ter sentido único de circulação oeste/leste, no trecho entre as ruas Delta e João Áreas.

“Este binário é o primeiro com algumas inovações. Além da inversão do fluxo e ciclofaixa, o projeto conta com bicicletário e expansão de calçadas. Queremos aumentar a segurança viária de motoristas, pedestres e ciclistas e dar velocidade ao fluxo da via”, explicou o prefeito.

Devido às intervenções, as linhas de ônibus passam por alterações de itinerário. As linhas 362 - Siqueira/Vila Manoel Sátiro/Parangaba e 363- Vilma Manoel Sátiro/Centro agora passam a trafegar também pela Rua Delta, saindo da Rua Fernando Faria de Melo. Os pontos de parada de ônibus também foram realocados e requalificados, com a troca de abrigos de concreto por abrigos metálicos.

Infraestrutura cicloviária

Com o binário, os ciclistas que circulam pela Vila Manuel Sátiro agora têm à disposição mais 3,9 km de espaço seguro para ir e vir. Desse total de infraestrutura cicloviária, foi implantada uma ciclofaixa bidirecional com 1,3 km na Rua Fernando Faria de Melo, entre a as ruas São Lázaro e Cônego de Castro. Além disso, a região também recebeu uma rede de 2,6 km de ciclorrotas, distribuídas na Rua Dr. João Amora, entre as ruas Cônego de Castro e Manuel Sátiro (1,3 km); Rua Albano Amaral, entre as ruas Santa Liduína (Av. Perimetral) e Manuel Sátiro (1,1 km); e na rua Manoel Sátiro, entre as ruas Albano Amaral e João Amora (0,2 km). A área de abrangência do binário também recebeu paraciclos para que os ciclistas da região possam estacionar suas bicicletas com maior conforto e segurança.

Iluminação

O bairro Vila Manoel Sátiro recebeu a revitalização de 834 pontos com iluminação branca, distribuídos nas ruas e praças existentes na região. Especificamente nas ruas Fernando Faria de Melo e Delta, que compõem o binário, 66 pontos de luz foram adequados à iluminação branca.

Recuperação e limpeza de vias

Nas vias do entorno do binário, foram feitos os serviços de recuperação e implantação de calhas, recuperação de sarjetas e recape da Rua Delta em toda a sua extensão. Além disso, as ruas e praças foram capinadas e varridas, incluindo também a retirada de entulhos em vias públicas.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247