Prefeitura inaugura primeira estação de bicicleta integrada
A Prefeitura de Fortaleza inaugurou nesta quarta-feira (1), no Terminal da Parangona, a primeira estação do programa Bicicleta Integrada, que interliga o sistema de bicicletas ao transporte público da Capital. Nesta modalidade, o usuário poderá fazer uso do equipamento por até 14 horas. O terminal receberá também, nos próximos dias, 15 paraciclos, correspondendo a 30 vagas para bicicleta
Ceará247 - O prefeito Roberto Cláudio (PDT) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (1), a primeira estação do Bicicleta Integrada, sistema de bicicletas interligadas ao transporte público de Fortaleza, instalada anexa ao Terminal da Parangaba.
“Essa é uma experiência diferente da bicicleta compartilhada. É mais refinada, integra mais diretamente ônibus e a bicicleta. Cada terminal de Fortaleza receberá uma estação como essa. Uma estação maior, com 50 bicicletas e na saída do terminal onde, o cidadão ainda utilizando o benefício do Bilhete Único, vai poder sacar gratuitamente uma bicicleta e, inclusive, fazer o pernoite, permanecendo 14h com ela. Isso ajudará muito no trajeto dos trabalhadores de casa para o trabalho e do trabalho para casa”, afirmou.
Além do novo equipamento, o entorno do terminal receberá, nos próximos dias, 15 paraciclos, correspondendo a 30 vagas para bicicleta, possibilitando a readequação do local para a novidade.
Regras de utilização
Diferente do sistema Bicicletar, a utilização do Bicicleta Integrada será gratuita, bastando que o usuário realize, apenas, o cadastro presencialmente no Posto de Cadastramento do Terminal da Parangaba, onde é feita a adesão ao Bilhete Único Fortaleza, de forma que também não haverá taxa de adesão para a utilização do sistema. Para isso, será obrigatório apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, Bilhete Único cadastrado no CPF do usuário e número de telefone celular válido e pessoal.
O usuário poderá valer-se desse benefício de forma ilimitada, desde que respeitado um intervalo mínimo de 15 minutos entre cada uso. Outro importante fator é o tempo de posse que o usuário terá direito à bicicleta, que será de 14 horas, possibilitando que faça, por exemplo, o pernoite com a bicicleta do sistema ou permaneça no seu local de trabalho com ela e devolva após o expediente. O usuário pode retirar a bicicleta via Bilhete Único, Autoatendimento, ligando para 4003-0386 ou pelo aplicativo Bicicleta Integrada, disponível gratuitamente para iOS e Android.
Se o usuário desejar retirar novamente a bicicleta ao término do período, sem penalidade, deverá devolvê-la normalmente e aguardar 15 minutos para a próxima retirada. Porém, se o usuário retirar a bicicleta antes do intervalo de 15 minutos, sua utilização será penalizada e contabilizada como se fosse uma só viagem. Desta forma, duas ou mais viagens realizadas sem o intervalo de 15 minutos entre elas, serão consideradas como apenas uma. A cada 60 minutos de atraso na devolução da Bicicleta, o usuário terá o cadastro bloqueado por 24h. Por exemplo, o atraso de 120 minutos bloqueia o usuário por 48h, e assim, sucessivamente.
O novo sistema funcionará todos os dias da semana, sempre das 05 horas às 23h59 para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução das bicicletas. As bicicletas retiradas a partir das 17h das sextas-feiras e vésperas de feriado poderão ser devolvidas até às 9h do dia útil subsequente, sem que haja penalidade para o usuário. A Bicicleta Integrada não é compatível com o Bicicletar. Por isso, a devolução da bike em estações que não pertencem ao Bicicleta Integrada acarretará em penalidade ao usuário.
(Com informações da Prefeitura de Fortaleza)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: