"Prefeitura nos Bairros" é João perto do povo, com popularidade nas alturas
Uma ideia simples, mas que tratá dividendos políticos substanciais para o novo prefeito de Aracaju, o programa "Prefeitura nos Bairros" faz com que as comunidades sintam-se contempladas pela atual gestão; Jackson, em 2011, já sugeria ao ex-prefeito Edvaldo Nogueira estar mais perto do povo; ele não gostou da ideia e o resultado todos conhecem; Déda, no primeiro mandato de governador, elaborou projeto semelhante ("Sergipe de Todos"), mas não houve continuidade no atual Governo; potencial candidato a governador em 2014, João inicia bem o ano, fortalecendo-se politicamente
Valter Lima, do Sergipe 247 - O programa "Prefeitura nos Bairros", da nova administração de Aracaju, que foi iniciado neste sábado (2), no Almirante Tamandaré, e que se repetirá, a cada 15 dias, em bairros da cidade, foi extremamente acertado, para um gestor em início de mandato. O prefeito João Alves Filho (DEM), que detém hoje uma popularidade gigante, ao visitar a localidade, pode sentir isso, com a boa receptividade do povo. Duas matérias produzidas pela Secretário da Comunicação de Aracaju mostraram isso de forma muito clara. Em ambas, há diversas declarações de moradores do bairro, ressaltando que a comunidade estava abandonada e que a ação da nova gestão demonstra o compromisso de João com o povo. Ponto para a prefeitura.
Eu, como jornalista, me recordo, de uma entrevista que fiz com o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) ainda no início de 2011, quando ele sugeria ao prefeito daquele momento, Edvaldo Nogueira (PC do B), estar mais próximo do povo, pois isso era muito importante para um gestor. A declaração de Jackson não foi bem digerida, à época, pelo comunista, que entrou em contato comigo logo após a publicação do texto, para afirmar que possuía carisma e um jeito próprio de lidar com as comunidades. O resultado das eleições de 2012 mostrou que faltou sim mais contato com o povo.
A prova de que estar próximo das comunidades é um ótimo modo de garantir mais confiança e popularidade do povo é que a campanha do deputado federal Valadares Filho (PSB) a prefeito no ano passado deslanchou e cresceu, embora não tenha vencido, quando ele passou a estar diariamente nos bairros - e inseriu estas visitas nos programas eleitorais. A candidatura ganhou novo gás.
Outro bom exemplo dos resultados que este tipo de iniciativa produz é o programa "Sergipe de Todos", que visitou os municípios no primeiro mandato do governador Marcelo Déda (PT). É uma ideia que merece até mesmo ser retomada, pois aproxima as administrações das comunidades. E faz com que o cidadão sinta-se parte de um processo de definição de ações da administração.
Abaixo as duas matérias produzidas pela Secom de Aracaju sobre o programa "Prefeitura nos Bairros", no Almirante Tamandaré, e preste atenção nas declarações destacadas:
Almirante Tamandaré tem dia especial
O dia cooperou com ação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no bairro Almirante Tamandaré. Logo às 7h o tempo estava convidativo e a movimentação começou nos diversos estandes montados. Ao longo do dia o que se viu foi um misto de alegria, troca social e ações solidárias. O resultado do primeiro dia do programa Prefeitura nos Bairros foi a aprovação da comunidade local.
O programa tem como princípio a ação social nos bairros de Aracaju. Através dele e da união entre Saúde, Educação, Cultura, Serviços e Urbanos, Obras e Urbanização, Juventude e Esporte, Assistência Social, Transporte e Trânsito, Defesa Civil e Meio Ambiente, entre outros, a Prefeitura iniciou o mutirão para melhor atender e entender as necessidades da população aracajuana.
No Almirante Tamandaré, esse objetivo foi bem cumprido. Prova disso foi o saldo positivo apontado pelos moradores do local. Crianças, jovens, adultos e idosos se reuniram e fizeram parte da ação na comunidade. Cada serviço prestado pela Prefeitura foi contemplado com a participação popular.
Logo no início do espaço montado, eram as crianças que deixavam sua passagem registrada. Através da Secretaria da Juventude e do Esporte, o futebol de sabão contou com três times bem empolgados que se revezavam na disputada saudável pela conquista de maior número de gols em meio à superfície escorregadia. O pequeno Pedro fez parte dessa diversão. Mesmo na espera para começar mais um jogo, ele ainda estava empolgado com a sensação. "Estou aqui desde cedo e já joguei muito. Meu time já ganhou, já perdeu, mas estou aqui querendo jogar mais. É muito legal", felicitou-se o esperto jogador.
Bem juntinho ao espaço montado para o futebol de sabão estava o jogo de damas e uma turminha criativa praticando a arte de desenhar. Beatriz, de 10 anos, e Eloisa, de 11, tentavam manter a concentração focada no tabuleiro de dama. "Gosto de jogos mais calmos, daí resolvi chamar minha prima para jogar comigo e estou gostando bastante", disse Beatriz ao conseguir comer mais uma peça da adversária-amiga.
A cama elástica também fez a alegria da criançada. Ao lado dela, o algodão doce completava a festa. Mãe de três filhos, Marta Cristina, de 33 anos, olhava a felicidade das crianças e entrava no ritmo de alegria. "Nunca havia ocorrido uma ação como essa por aqui. Morei aqui a minha vida toda e só agora vejo uma ação assim e isso me deixa muito satisfeita. É sinal de que a coisa da começando a funcionar", destacou ela.
Caminhando um pouco mais no trajeto, as equipes da Fundat podia ser encontrada cortando cabelos, dando dicas profissionais, orientando a população. Para acompanharem o pai, os irmãos Victor, de 13 anos, e Leonidas, de 10, quase 11 como fez questão de destacar, estavam na espera pelo corte de cabelo. "Achei muito bacana tudo o que foi montado e resolvi sair de casa para ver de perto. Agora vou cortar o cabelo e depois vou jogar futebol", animou-se o irmão mais velho, Victor.
O colorido ao redor da tenda já dava dicas do que era desenvolvido por ali. A Secretaria de Educação montou um verdadeiro centro de diversão através da arte. Através da dança, da pintura, das brincadeiras populares, um grupo empolgado incentivava crianças e jovens a desenvolver o poder de criatividade. "Gosto muito de pintar, dançar, mas aqui estou aprendendo a fazer outras coisas, como o mosaico. Eu não moro aqui, mas minha mãe me falou que seria bom e eu vim. Estou gostando muito e vou ficar até acabar", disse Gisele, de 10 anos, que levou a prima, Evelyn, de 12, para aproveitar o momento junto com ela.
Bem ao lado do grupo de crianças que praticavam a arte da pintura, estavam umas senhoras com mãos ágeis. O trabalho começava com o princípio de reutilização do jornal que, antes jogado fora, passou a ser instrumento de arte. Os canudinhos feitos com o material se transformavam em cestos, jarros, bonecos. Elizabete, de 56 anos, Elvira, de 45, e Amélia, de 72, são três das várias mulheres que participam de um projeto desenvolvido pela Emurb. "Qualquer um pode aprender a fazer esse trabalho manual. O bom é que quem chega tem curiosidade e fica", ressaltou D. Elizabete que mostrava para os visitantes como realiza a sua arte.
A Defesa Civil também fez a sua parte para dar dicas de segurança aos moradores. "O melhor é que além de podermos nos divertir, podemos também aprender dicas de segurança em casa. Agora já sei, por exemplo, como é a forma mais segura de trocar o gás", ressaltou a dona de casa, Joana.
A inclusão de novas famílias do Cadastro Único, atualização de dados, dicas, palestras e orientações sobre o CadÚnico podem ser vistos por quem chegava. Além da assistência social, a saúde tem esteve em evidência. "Depois de fazer o meu cadastro no CadÚnico, fui fazer alguns exames como o de DSTs. Como está tudo bem com a minha saúde, estou ainda mais satisfeita. A Prefeitura está de parabéns e nós do Almirante Tamandaré estamos felizes por terem lembrado de nós", enfatizou Maria Alice.
A tenda escura montada perto do final do espaço reservado pela Prefeitura, guardava um mundo de fantasia. O cinema encantou os pais e crianças. Acompanhado a filha no filme "Rio", Jô Matos afirmou que ações como essa fazem a comunidade crer no desenvolvimento do lugar. "Minha mãe mora aqui desde 1992 e só agora está vendo uma ação eficaz. Isso faz com que possamos começar a ver a melhoria. Espero que isso seja contínuo, porque eu estou bastante satisfeita com tudo o que já vi", salientou a jovem mãe.
No campo de areia a alegria pelo mutirão foi marcada com um banho de mangueirão. Não era apenas o banho que amenizava o calor, era a alegria estampada no rosto da criançada que chamava a atenção. "O prefeito João Alves já demonstra que, realmente, está dando atenção, principalmente, aos bairros mais carentes de Aracaju. Apenas com essa ação podemos sentir que o desenvolvimento está chegando para a nossa comunidade", destacou a moradora Cássia Regina.
Vereadores e moradores do Almirante Tamandaré apoiam Prefeitura nos Bairros
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, ao chegar no conjunto Almirante Tamandaré, local onde acontece o primeiro Prefeitura nos Bairros, visitou os estandes de todas as secretarias, e acompanhou de perto os serviços realizados por cada uma delas. O prefeito, ao lado da primeira-dama, a senadora Maria do Carmo, e do vice-prefeito José Carlos Machado, participou do mutirão fazendo a maioria dos exames de saúde, que foram ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e falou que o intuito desse programa é mostrar à população que a prefeitura está à disposição dela. Para João Alves o povo da periferia deve ser mais favorecido, pois é um povo mais sofrido e mais carente.
"O programa será realizado a cada 15 dias, e nós levaremos todos os serviços da PMA aos bairros. Aqui no Almirante Tamandaré nós atuamos em várias frentes, como por exemplo, ruas que ainda não estão pavimentadas, bocas de lobos estão sendo limpas, buracos estão sendo tampados, a Saúde está oferecendo vários exames, entre eles os que detectam doenças sexualmente transmissíveis. E na área de esporte e lazer, trouxemos atividades esportivas. Na área de evento o cinema para as crianças foi uma novidade que alegrou a meninada, a SMTT está orientando o povo em relação ao trânsito, e o encerramento do programa será com show de artista da terra", enfatizou João Alves.
O prefeito, juntamente com vereadores e secretários, andou pelas ruas do Almirante Tamandaré para ver o que precisava ser feito e o que já estavam fazendo para melhoria da comunidade. Relatou que a PMA está fazendo um trabalho global, onde todas as áreas estão sendo exploradas. "A comunidade está sendo ouvida, e, cada solicitação encaminhada diretamente a cada área, para da melhor maneira, viabilizar melhorias em cada bairro desta cidade", afirmou.
O vereador Valdir Santos, PT do B, declarou que, por já ter sido morador do local há 12 anos, e também ter sido líder comunitário, o prefeito não poderia ter feito melhor escolha para iniciar o programa.
"Quando esse bairro ainda era favela, João trouxe dona Maria aqui e ela fez o desfavelamento, havia sopão e entrega de cestas básicas à população, além de atividades para as mulheres. Agora, João está fazendo também uma ação muito bonita e estou muito feliz por receber o prefeito aqui, que foi onde me descobri político", ressaltou Valdir.
O vereador Robson Viana, PMDB relatou que não há momento melhor de interação com a população. "Acabei de parabenizar o prefeito, e vejo a necessidade que o povo tem desses serviços, por isso dou parabéns ao prefeito por toda a estrutura montada. Isso é um trabalho social muito grande, tiro o chapéu para o prefeito, pois ele realmente veio para trabalhar", concluiu.
A primeira secretária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Daniela Fortes, defendeu a política do atual prefeito, destacando que ações como essa devem ser feitas para atender a comunidade. "O povo quer votar, apoiar, mas também quer ver os políticos nos bairros, quer ver a ação dos vereadores, e estou muito feliz por ver essas realizações. Parabenizo o prefeito João Alves Filho, por essa iniciativa tão importante, pois tenho certeza que essa comunidade está muito feliz com isso",concluiu.
A presença dos moradores do bairro no evento foi muito importante para que o prefeito pudesse perceber o grau de satisfação da comunidade. A moradora Josefa dos Santos relatou que é sempre importante que aconteçam esses tipos de eventos nos bairros, pois o povo carente necessita de atenção e concretização do que é dito em campanha. "Voto em João há mais de 20 anos, e acredito que ele é a pessoa certa para realizar tudo o que está errado em nossa cidade, e não é à toa que ele foi eleito".
O líder comunitário do Almirante Tamandaré, José Augusto Sousa Santos, salientou que nunca tinha presenciado um prefeito em seu bairro sem ser em época de campanha. "Somos privilegiados por sermos o primeiro bairro a ser atendido nessa gestão, e muito feliz por ver o prefeito e vereadores caminhando ao nosso lado, acompanhado no que está sendo feito para melhorar nossa localidade", finalizou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: