Previsão de fortes chuvas para Sergipe nesta sexta
O alerta meteorológico aponta para a ocorrência de altos índices de precipitação nas próximas 24 horas; fortes chuvas estão previstas para serem iniciadas ao final da tarde de amanhã, ou mesmo, no período da noite; "É importante ressaltar que esse tipo de precipitação alcança em pouco espaço de tempo um índice muito alto de volume de chuvas. Podendo provocar a elevação de águas em canais, lagoas e rios, em poucos minutos", justifica Overland Amaral, meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; chuvas com maior intensidade de precipitação estão previstas para caírem sobre as regiões da Grande Aracaju ,Sul do estado, Centro Sul, e Agreste Sergipano
ASN - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu na manhã de hoje, 9, à Defesa Civil, boletim de alerta sobre a condição do tempo e clima do estado de Sergipe para essa sexta-feira, dia 10 de janeiro. O alerta meteorológico aponta para a ocorrência de altos índices de precipitação nas próximas 24 horas. As fortes chuvas estão previstas para serem iniciadas ao final da tarde de amanhã, ou mesmo, no período da noite.
Considerando que, cada milímetro (mm) de precipitação corresponde a um litro (1l) de água por metro quadrado (m²), as chuvas que voltarão a cair em todo o estado nessa sexta-feira poderão alcançar o acumulado de 50 mm, ou mais.
"É importante ressaltar que esse tipo de precipitação alcança em pouco espaço de tempo um índice muito alto de volume de chuvas. Podendo provocar a elevação de águas em canais, lagoas e rios, em poucos minutos", justifica Overland Amaral, meteorologista da Semarh.
De acordo com o meteorologista, as chuvas com maior intensidade de precipitação estão previstas para caírem sobre as regiões da Grande Aracaju ,Sul do estado, Centro Sul, e Agreste Sergipano.
Na Grande Aracaju, as chuvas com maior índice de concentração deverão alcançar todo o Litoral, tanto o Norte como o Sul, além de os municípios de Nossa Senhora de Socorro, São Cristóvão, Laranjeiras, Santo Amaro, Carmópolis e Japaratuba.
Para a região Sul, Overland Amaral cita os municípios de Santa Luzia, Estância, Indiaroba, Itaporanga, Boquim e Salgado, não descartando demais outros municípios da região.
Ao Centro Sul, as chuvas poderão ter maior nível de concentração nos municípios de Lagarto, Tobias Barreto, Itabaianinha e em alguns municípios circunvizinhos em função das condições físicas da região. Na região do Agreste, os municípios de Itabaiana, Campo do Brito, Macambira, entre outros municípios da redondeza.
Ressalta ainda o meteorologista, que nas demais regiões do estado, a exemplo do Alto Sertão, há a possibilidade de ocorrência de chuvas localizadas, porém intensas. Elas podem alcançar os municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Gararu.
Segundo Overland, a partir do dia 11 de janeiro, sábado, as chuvas de maior índice de precipitação não são mais vistas pelo modelo observado. "Elas poderão continuar a cair com outras características. Ou seja, de forma leve ou moderada", salienta Overland Amaral.
O meteorologista explica que há uma semana vem monitorando a condição climática para o estado de Sergipe, e que, diante do monitoramento, pode observar a possibilidade de uma formação de chuva de maior intensidade nas próximas 24 horas.
"Estamos numa estação de estiagem. Entramos no Verão desde o dia 21 de dezembro. Entretanto, a formação desse tipo de chuva é fruto da soma de diversos fatores, a exemplo de convergências, temperatura, ventos e umidades. Somados ao período sazonal, resulta-se na ocorrência das chuvas convectivas", frisou o meteorologista, afirmando ainda que, até o fim da atual estação, existirá a possibilidade de serem emitidos novos alertas sobre a ocorrência de alto nível de precipitação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: