HOME > Geral

Primeiro Plano Municipal de Políticas para Mulheres em discussão na Câmara do Recife

A iniciativa um texto composto por seis eixos de atuao, com destaque para a proposta de criao de uma poltica de gnero com igualdade racial e a reivindicao pela equidade de gnero na sade e assistncia e preveno violncia contra a mulher.

Primeiro Plano Municipal de Políticas para Mulheres em discussão na Câmara do Recife (Foto: Zurijeta/Shutterstock)

Beatriz Braga_PE247 - Representantes da sociedade civil e parlamentares se reunirão, nesta terça-feira (20), na Câmara do Recife, para discutir o Primeiro Plano Municipal de Política para as Mulheres. A ideia do encontro é explicar, debater o conjunto de normas e relembrar ao governo as principais demandas da causa feminina no Recife. “Nossa expectativa é que haja a criação de uma secretaria que deixe de ser especial e que o orçamento seja o maior possível. Hoje ele está quase em 900 mil, destinado à manutenção de serviços de apoio, como a Casa Abrigo Sempre Viva e o Centro de Referência Clarice Lispector, além de outras questões como o fórum participativo”, explicou a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira.

O Plano Municipal para mulheres, sem precedentes do gênero em Recife, é um texto composto por seis eixos de atuação: participação e controle social; educação laica e não-lesbofóbia, política de gênero com igualdade racial; gênero, trabalho e renda e os dois principais, equidade de gênero na saúde e assistência e prevenção à violência contra a mulher. A partir deles foram elaboradas vinte e quatro metas.

“A gente espera que as decisões saiam do papel e prefeitura possa consolidar o compromisso com as mulheres. O que a mulherada quer mesmo é mais atenção no combate à violência e maior participação na sociedade”, conclui Rejane Pereira.