TV 247 logo
    HOME > Geral

    Procon-Recife de olho em taxas indevidas

    rgo alerta o consumidor para cobranas ilegais, principalmente relacionadas taxas de emisso

    Procon-Recife de olho em taxas indevidas (Foto: Shutterstock)
    Editoria avatar
    Conteúdo postado por:

    Raphael Coutinho_PE247 – Taxas, impostos, faturas de cartões de crédito, matrículas de escolas e faculdades. O início do ano sempre é marcado por um grande número de pagamentos. Porém, alguns desses boletos apresentam uma chamada taxa de emissão, que, de acordo com o Procon, é ilegal e gera o direito de restituição dos valores pagos indevidamente. Esta proibição está prevista no artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na Lei Estadual nº 14.422, em vigor desde 29 de setembro de 2011.

    Segundo o Procon-Recife, a cobrança ocorre bastante nas matrículas escolares, compra e financiamento de veículos, abertura de empréstimos bancários ou compras nos cartões de crédito. Para a diretora em exercício do órgão, Heidi Esteves Staben, os consumidores precisam buscar orientação em caso de abuso. “Os mecanismos para a prática abusiva são constantemente maquiados e muitas vezes os consumidores não sabem que a cobrança não é permitida pelo CDC. Em caso de dúvida, busquem orientação e devolução dos valores pagos”, adverte.

    A média cobrada indevidamente é entre R$ 2,90 e R$ 4,90. Caso o valor seja incluído em alguma cobrança, o consumidor pode buscar orientação do Procon-Recife. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby. Outra maneira de procurar ajuda é através do telefone, gratuito, 0800-281-1311 ou via Internet (procon@recife.pe.gov.br). Para facilitar o atendimento, o cidadão deve levar toda a documentação, como nota fiscal, contrato, ordem da carta de cobrança ou boletos, conforme o caso.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: