HOME > Geral

Professores decidem pelo retorno às aulas na UFG

Docentes decidiram, por maioria absoluta, pelo fim imediato da greve durante assembleia realizada no Centro de Cultura e Eventos da UFG, no Câmpus II, em Goiânia; havia ao menos 425 professores presentes e a decisão se deu por contraste, dispensando a contagem de votos; paralisação começou no dia dia 17 de junho deste ano

Professores decidem pelo retorno às aulas na UFG (Foto: DIVULGAÇÃO)

A Redação_ Terminou a greve da Universidade Federal de Goiás (UFG), que está com as atividades paralisadas desde 17 de maio. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira em assembleia da categoria. Apesar disso, os professores devem continuar a mobilização pedindo ao governo que barre o projeto de Lei 4.368/2012, que tramita no Congresso e trata de reajuste salarial e reestruturação da carreira. O calendário de reposição ainda não foi definido.

No último dia 25 de julho, a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), aceitou a nova proposta do governo para professores universitários e institutos federais. A proposta prevê reajustes entre 25% e 40%, nos próximos três anos e redução do número de níveis de carreira de 17 para 13.

No total, oito universidade e três institutos tecnológicos já haviam acatado a proposta que não é bem avaliada pelos docentes da UFG. Eles não querem limitar o números de vagas para titulares , pedem reajuste de 50% em 2013, 50% em 2014. Além disso, desejam piso de R$ 2.018,77 em 2013 e reestruturação do plano de carreira.

(Catherine Moraes)