HOME > Geral

Programa de aviação regional avança em Sobral, no Ceará

Projeto de engenharia é a próxima etapa do processo de construção do novo aeroporto de Sobral, a cerca de 200 Km de Fortaleza. O equipamento foi um dos contemplados no Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil. Assunto foi pauta de reunião técnica nesta semana

Projeto de engenharia é a próxima etapa do processo de construção do novo aeroporto de Sobral, a cerca de 200 Km de Fortaleza. O equipamento foi um dos contemplados no Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil. Assunto foi pauta de reunião técnica nesta semana (Foto: Rodrigo Rocha)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Portal Brasil - A cidade cearense de Sobral, a pouco mais de 200 quilômetros de Fortaleza, acaba de dar um passo importante para a construção de seu novo aeroporto regional. O secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação da Presidência da República, Leonardo Cruz acertou com o prefeito de Sobral, José Clodovel de Arruda Neto, o encaminhamento do início dos Estudos Preliminares do aeródromo. Nessa fase são definidos os detalhes do projeto de engenharia e o investimento necessário para a execução das obras.

De acordo com o Estudo de Viabilidade Técnica do projeto de construção do novo aeroporto, os investimentos previstos incluem a construção de terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados; pátio de aeronaves de 21,3 mil metros quadrados, com 8 posições; pista de pouso e decolagem de 1,6 quilômetros de extensão e 30 metros de largura; e seção contraincêndio modelo padrão. As características habilitam o novo aeroporto regional a operar com aeronaves de porte comercial, como o Airbus A319 (capacidade para cerca de 120 passageiros).

Segundo o secretário Leonardo Cruz, o novo aeroporto representa a inauguração de um novo momento socioeconômico no Estado. “O município é um polo universitário regional e está em processo de industrialização, portanto precisa de bases para continuar crescendo. Conectar o destino ao País pela aviação é um grande passo neste sentido”, destacou Cruz.

A área escolhida para construção do novo aeroporto fica próximo à rodovia CE-178, e atendeu a critérios como distância até o centro urbano, vias de acesso, uso do solo no entorno, ruído compatível, direção dos ventos, proximidade de outros aeródromos, movimentação de terra, dimensões de área e possibilidade de expansão, entre outros aspectos operacionais e geográficos.

Conexão Regional

O terminal de Sobral é um dos nove aeroportos cearenses contemplados pelo Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil. O programa foi criado em dezembro de 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. A Secretaria vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional.

Mais de 40 milhões de brasileiros vivem, hoje, a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região. O programa trabalha para encurtar essas distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, cem quilômetros de um terminal aeroportuário.

O investimento é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados e municípios.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: