Proinveste fica para próxima semana; mais uma vez

Não dá mais para confiar nos prazos estabelecidos pela presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, em relação à leitura dos projetos do empréstimo de R$ 567 milhões que o Governo do Estado tenta contrair junto ao BNDES; prevista para ocorrer nesta quinta-feira (17), a leitura em plenário das propostas foi adiada para a próxima semana; se realmente acontecer na segunda (22), o primeiro passo do Proinveste na Alese terá sido dado 20 dias após a entrega do projeto; depois disso, as comissões serão os próximos obstáculos; será que Déda e seus assessores terão tempo de encaminhar o pedido de empréstimo em Brasília?

Proinveste fica para próxima semana; mais uma vez
Proinveste fica para próxima semana; mais uma vez
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sergipe 247 - A despeito da expectativa de que a leitura dos projetos relacionados ao empréstimo de R$ 567 milhões, do Proinveste, fosse realizada nesta quinta-feira (18), a presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães (PSC) informou logo ao início da sessão que só o fará na próxima semana. "Informo à imprensa e aos deputados que os projetos do Proinveste e todos os demais projetos que chegaram a esta casa que serão lidos no expediente da próxima segunda-feira", disse. Através do NE Notícias, o radialista e suplente de deputado estadual Gilmar Carvalho (PR) afirma que proposta não será votada na segunda.

Os famigerados projetos do Proinveste chegaram à Assembleia no dia 3 de abril, após um longo período de conversas entre o governador Marcelo Déda (PT), o senador Eduardo Amorim (PSC), o prefeito João Alves Filho (DEM) e os deputados estaduais, notadamente Angélica e Venâncio Fonseca (PP). Uma vez na Alese, os projetos tiveram que esperar o destravamento da pauta das comissões e do plenário, que precisavam votar os vetos feitos pelo governador a projetos do legislativo. Isto se arrastou até a última quarta-feira (17), quando em longa sessão, os deputados votaram os vetos (três foram aprovados e dois rejeitados).

Com a pauta livre, a leitura dos projetos do Proinveste poderia ocorrer nesta quinta-feira, o que foi até divulgado pelo líder do Governo, o deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD). No entanto, a mesa diretora optou por estender por alguns dias a agonia da tramitação. Feita a leitura dos projetos em plenário, eles serão distribuídos para as comissões. No cenário que se tem desenhado, se a simples leitura irá demandar quase 20 dias (isto se ocorrer realmente na segunda, dia 20), a análise pelas comissões pode ser igualmente longa. Não dá para estabelecer qualquer prazo sobre quando o governador e seus assessores estarão aptos a levar os projetos para Brasília. Será que terão tempo? 

Foto: Maria Odília

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247