PROS pode dar nove vereadores a ACM
Na Bahia, assim como o Solidariedade, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) também deve nascer com força e quem está comandando sua criação nos bastidores é o prefeito ACM Neto, do DEM; o futuro presidente da legenda em nível estadual é o secretário de Combate à Pobreza de Salvador, Maurício Trindade (deputado federal licenciado); segundo ele, no plano nacional o PROS ainda não tem posição firmada e pode apoiar a presidente Dilma, mas na Bahia o novo partido será de oposição ao PT e é em Salvador que ele chega mais forte; ACM pode ganhar até nove vereadores para sua base na Câmara
Bahia 247
Na Bahia, assim como o Partido Solidariedade, do deputado paulista Paulinho da Força, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) também deve nascer com força e quem está comandando sua criação nos bastidores é o prefeito ACM Neto, do DEM.
O novo partido será comandado em nível estadual pelo secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza do Município, Maurício Trindade, que é deputado federal licenciado e deixou o PR recentemente.
Segundo Trindade, o PROS será considerado partido de porte médio, com número significativo de representantes no Senado, nas câmaras Federal e Municipal e ainda no Executivo, com prefeitos de cidades do interior.
Segundo ele, com "independência em cada unidade da federação", o Pros da Bahia integrará o grupo de partidos de apoio ao prefeito ACM Neto e em nível nacional ainda não há definição.
"Conversamos com a ministra Ideli (Salvati, da Secretaria de Relações Institucionais) e vamos agendar uma reunião com a presidente Dilma (Rousseff) para definir a posição", disse Maurício Trindade em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia.
"O partido tem como principais bandeiras a diminuição dos impostos em todos os níveis e colocará o social como prioridade. Nos partidos que estão aí, a economia é mais prioridade do que o social", diz o secretário.
Em plano estadual, a expectativa é de que o PROS comece com dois três deputados na Assembleia Legislativa, mas Maurício Trindade faz mistério. "Estamos quase certos com três deputados, porém não posso falar ainda".
Apesar do segredo de Maurício Trindade, os três deputados aos quais ele se refere são Bruno Reis, erradicado do PRP; e os dissidentes do PR Elmar Nascimento e Sandro Régis.
E é na Câmara Municipal que ACM terá o maior triunfo. Expectativa é de que o PROS tenha status de maior bancada do governo na Casa. Segundo a Tribuna da Bahia, pelo menos dois vereadores devem sair do PTN e o número total de adesistas ao novo partido pode chegar a nove parlamentares. "Esse número pode chegar a nove, porém o certo é que no mínimo três ou quatro", diz Maurício Trindade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: