TV 247 logo
      HOME > Geral

      Protesto no Recife espera reunir 100 mil

      Um dos maiores protestos da história pernambucana deverá acontecer logo mais, no centro do Recife; cerca de 100 mil pessoas confirmaram presença, via redes sociais, no protesto contra as tarifas do transporte público; os manifestantes pedirão melhorias na mobilidade urbana e do transporte público, além de mais investimentos em áreas como saúde e educação; cerca de mil policiais foram destacados para garantir a segurança do participantes

      Protesto no Recife espera reunir 100 mil
      Paulo Emílio avatar
      Conteúdo postado por:

      PE247 – Um dos maiores protestos da história pernambucana deverá acontecer logo mais, no centro do Recife. Cerca de 100 mil manifestantes confirmaram presença, via redes sociais, na manifestação contra as tarifas do transporte público “À Luta Recife: pelo transporte público de qualidade”. Os manifestantes pedirão melhorias na mobilidade urbana e do transporte público, além de mais investimentos em áreas como saúde e educação. O ato começa às 16h, na Praça do Derby. Além da população, sindicalistas e militantes de partidos políticos também devem participar do ato que deve ser engrossado, ainda, por rodoviários e metroviários, que paralisarão suas atividades em apoio ao movimento.

      A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) aconselha a população a evitar o tráfego por algumas avenidas principais da cidade, como Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista. Outras localidades também devem ser evitadas como as ruas Sete de Setembro, Hospício e da União. Outros locais devem ser bloqueados como o Terminal Integrado Joana Bezerra, a Avenida Martins de Barros e a Rua do Sol, ambas no Bairro de Santo Antônio, área central do Recife, as proximidades da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Praça Treze de Maio, na Boa Vista, também no centro da cidade. Temendo saques e depredações, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Catão, orientou os comerciantes a fecharem os seus estabelecimentos durante a manifestação.

      Para evitar possíveis atos de violência, cerca de mil policiais militares farão o percurso junto com os manifestantes. Segundo informações da imprensa, todos os batalhões da  Região Metropolitana do Recife estão de prontidão – incluindo policiais da área administrativa. De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, as chamadas tropas especializadas, como como Cavalaria, e Batalhão de Choque, somente serão acionadas em caso de confronto.

      O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) também montou um esquema para atender aos possíveis feridos. Além disso, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reuniu, na última terça-feira (18), com as lideranças do movimento com o objetivo de alertá-las para uma manifestação pacífica.

      A mobilização ocorrerá em nível nacional. A primeira reivindicação foi a redução no preço das passagens de ônibus. Capitais, como Recife (PE), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ)  reduziram os valores praticados por iniciativa própria ou após a realização de protestos. No Grande Recife, a tarifa baixou em R$ 0,10. Para o protesto de hoje, além da bandeira contra a tarifa do transporte público, também serão cobrados maiores investimentos em políticas públicas, ações contra a corrupção e a revisão da PEC 37, projeto em tramitação no Congresso Nacional que tira do Ministério Público o poder de investigação e atribui esta missão apenas às polícias.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: