TV 247 logo
      HOME > Geral

      PSDB quer ouvir Erenice na CPI da Petrobras

      Líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy informa que a bancada do partido na CPI mista da Petrobras vai protocolar requerimento de convocação de Erenice Guerra, ex-secretária executiva da Casa Civil na gestão do ex-presidente Lula; "Ao que sabemos, não foi por falta de avisos que o governo petista deixou de mandar investigar o que estava acontecendo na Petrobras. É difícil acreditar que, diante de tantos alertas, ninguém desconfiou que algo de muito errado acontecia na maior estatal brasileira", diz o tucano

      Líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy informa que a bancada do partido na CPI mista da Petrobras vai protocolar requerimento de convocação de Erenice Guerra, ex-secretária executiva da Casa Civil na gestão do ex-presidente Lula; "Ao que sabemos, não foi por falta de avisos que o governo petista deixou de mandar investigar o que estava acontecendo na Petrobras. É difícil acreditar que, diante de tantos alertas, ninguém desconfiou que algo de muito errado acontecia na maior estatal brasileira", diz o tucano (Foto: Romulo Faro)
      Romulo Faro avatar
      Conteúdo postado por:

      Bahia 247 - Líder do PSDB na Câmara, o deputado baiano Antônio Imbassahy informou nesta segunda-feira (1º) que a bancada do partido na CPI mista da Petrobras vai protocolar requerimento de convocação de Erenice Guerra, ex-secretária executiva da Casa Civil na gestão do ex-presidente Lula. O tucano promete ainda fazer representação contra Erenice e Lula no Ministério Público Federal "solicitando uma análise aprofundada sobre o que motivou o governo a ignorar alertas que recebeu sobre irregularidades na Petrobras".

      O pedido de convocação de Erenice é baseado em e-mail revelado em reportagem da revista Veja, enviado, em 2007, a ex-secretária, à época, braço direito da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por um advogado da estatal junto ao TCU (Tribunal de Contas da União). Na mensagem, o advogado teria avisado o Planalto dos riscos de a Petrobras continuar contratando obras sem licitação apesar das advertências do TCU. De acordo com a publicação, Erenice teria ignorado o aviso.

      Já ao Ministério Público Federal, Imbassahy pedirá que sejam apuradas as providências que foram ou deixaram de ser tomadas diante dos alertas feitos. O TCU sugeriu o corte no repasse de verbas a quatro obras da Petrobras com indícios graves de irregularidades, entre elas a refinaria Abreu e Lima. O Congresso Nacional atendeu à orientação do TCU e aprovou a suspensão dos repasses, mas Lula vetou.

      "Ao que sabemos, não foi por falta de avisos que o governo petista deixou de mandar investigar o que estava acontecendo na Petrobras. É difícil acreditar que, diante de tantos alertas, ninguém desconfiou que algo de muito errado acontecia na maior estatal brasileira. Há de ser investigar porque nada foi feito para deter a quadrilha que saqueou a companhia: no mínimo houve omissão ou conivência", afirma Imbassahy.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247