HOME > Geral

PSDB quer ouvir Erenice na CPI da Petrobras

Líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy informa que a bancada do partido na CPI mista da Petrobras vai protocolar requerimento de convocação de Erenice Guerra, ex-secretária executiva da Casa Civil na gestão do ex-presidente Lula; "Ao que sabemos, não foi por falta de avisos que o governo petista deixou de mandar investigar o que estava acontecendo na Petrobras. É difícil acreditar que, diante de tantos alertas, ninguém desconfiou que algo de muito errado acontecia na maior estatal brasileira", diz o tucano

Líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy informa que a bancada do partido na CPI mista da Petrobras vai protocolar requerimento de convocação de Erenice Guerra, ex-secretária executiva da Casa Civil na gestão do ex-presidente Lula; "Ao que sabemos, não foi por falta de avisos que o governo petista deixou de mandar investigar o que estava acontecendo na Petrobras. É difícil acreditar que, diante de tantos alertas, ninguém desconfiou que algo de muito errado acontecia na maior estatal brasileira", diz o tucano (Foto: Romulo Faro)

Bahia 247 - Líder do PSDB na Câmara, o deputado baiano Antônio Imbassahy informou nesta segunda-feira (1º) que a bancada do partido na CPI mista da Petrobras vai protocolar requerimento de convocação de Erenice Guerra, ex-secretária executiva da Casa Civil na gestão do ex-presidente Lula. O tucano promete ainda fazer representação contra Erenice e Lula no Ministério Público Federal "solicitando uma análise aprofundada sobre o que motivou o governo a ignorar alertas que recebeu sobre irregularidades na Petrobras".

O pedido de convocação de Erenice é baseado em e-mail revelado em reportagem da revista Veja, enviado, em 2007, a ex-secretária, à época, braço direito da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por um advogado da estatal junto ao TCU (Tribunal de Contas da União). Na mensagem, o advogado teria avisado o Planalto dos riscos de a Petrobras continuar contratando obras sem licitação apesar das advertências do TCU. De acordo com a publicação, Erenice teria ignorado o aviso.

Já ao Ministério Público Federal, Imbassahy pedirá que sejam apuradas as providências que foram ou deixaram de ser tomadas diante dos alertas feitos. O TCU sugeriu o corte no repasse de verbas a quatro obras da Petrobras com indícios graves de irregularidades, entre elas a refinaria Abreu e Lima. O Congresso Nacional atendeu à orientação do TCU e aprovou a suspensão dos repasses, mas Lula vetou.

"Ao que sabemos, não foi por falta de avisos que o governo petista deixou de mandar investigar o que estava acontecendo na Petrobras. É difícil acreditar que, diante de tantos alertas, ninguém desconfiou que algo de muito errado acontecia na maior estatal brasileira. Há de ser investigar porque nada foi feito para deter a quadrilha que saqueou a companhia: no mínimo houve omissão ou conivência", afirma Imbassahy.