TV 247 logo
      HOME > Geral

      PT e PMDB vivem crise por palanques estaduais

      PMDB quer mais espaço na reforma ministerial de Dilma Rouseff e ameaça romper alianças com o PT nos Estados caso não seja contemplado em Brasília; em Goiás, clima é de tensão e os dois partidos já têm candidaturas ao governo; PMDB lançou Júnior Friboi, que não aceita Gomide sair candidato pelo PT; empresário avisou que pode boicotar apoio a Dilma caso o PT não desista de lançar o prefeito de Anápolis

      unior friboi e antonio gomide (Foto: José Barbacena)
      José Barbacena avatar
      Conteúdo postado por:

      Goiás247 - PT e PMDB travam uma batalha de interesses em Brasília e esta briga nacional deve interferir em Goiás. O PMDB quer mais espaço na reforma ministerial de Dilma Rousseff e deseja ocupar mais um ministério na Esplanada. As primeiras negativas do PT irritaram o partido aliado, que já começa a traçar estratégia para pressionar o governo federal.

      Matéria da Folha de S.Paulo mostra que uma reunião foi realizada na quarta-feira e a cúpula peemedebista discutiu uma mudança de orientação. O objetivo é dar mais independência ao partido nas conversas regionais. O texto diz que as principais divergências estão no Rio, Ceára, Piauí, Bahia, Maranhão e Paraná.

      Apesar de não ser citada, Goiás entra na lista. No Estado, os dois partidos nunca estiveram tão próximos do rompimento. Enquanto Júnior Friboi é o candidato do PMDB, Antônio Gomide é o nome do PT. Os petistas não aceitam Friboi e dizem que a candidatura de Gomide é movimento sem volta.

      Se os novos arranjos ministeriais agradarem ao PMDB e tudo ficar em paz, Gomide pode ter sua candidatura sepultada. O PT nacional provavelmente não vai correr o risco de ficar sem o apoio do PMDB em Goiás. Dilma precisa de palanque no Estado. E Júnior Friboi avisou que se o PT insistir com Gomide, o PMDB vai negar apoio à reeleição de Dilma.

      A tensão nacional só deixa o ambiente mais enigmático em Goiás. Enquanto nada se resolve, Gomide finge que nada está acontecendo e trabalha como candidato. O PMDB finge que não vê, mas torce e trabalha contra.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: