PT já admite candidaturas múltiplas no Recife
Lideranas da legenda discutem a possibilidade, mas no abrem mo de terem uma cabea de chapa. O partido deve discutir, em breve, a estratgia com o PSB. Do lado socialista, o ministro Fernando Bezerra a opo. Do lado petista, s Deus sabe
Gilberto Prazeres_247 – Toda a movimentação do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), em relação à sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife parece ter dado resultado. Fontes petistas indicam que algumas das mais expressivas lideranças da legenda em Pernambuco já admitem discutir a possibilidade de postulações múltiplas da Frente Popular na eleição da capital, no próximo ano. Contudo, o discurso, adotado recentemente pelo senador Humberto Costa (PT), de que a legenda poderia até ceder a cabeça de chapa a uma agremiação aliada, não prospera nas hostes petistas. Seria apenas uma estratégia para enfriar o acirrado debate que toma conta do campo governista.
“Vamos discutir isso (candidaturas múltiplas) no partido. Na verdade, já estamos debatendo a possibilidade, mas, claro, sem abrir mão da nossa cabeça de chapa. Manter a Prefeitura do Recife sempre foi e sempre será uma prioridade do PT. Na Frente Popular, pode ter outras candidaturas, mas uma delas é, com certeza, a do Partido dos Trabalhadores”, assegurou, em reserva, um petista que participa da direção da sigla.
Em seguida, a mesma fonte soltou: “Humberto está no papel dele, de figura representativa do partido, de tentar construir um bom clima entre o PT, o PSB e os demais partidos da Frente. O debate estava muito quente. Mas, essa história de ceder a cabeça de chapa não ecoará dentro do PT”, cravou.
Com a postura assumida por Humberto, o próprio ministro Fernando Bezerra Coelho já ameniza o tom de seu discurso. O socialista, que defendeu uma alternativa dentro da Frente à provável candidatura à reeleição do prefeito João da Costa, agora, já ensaia a possibilidade de não ser mais candidato, em favor da manutenção da unidade.
Através do seu presidente regional, deputado Pedro Eugênio, o PT deve assumir, reservadamente, essa posição junto ao PSB, na conversa que o dirigente terá, nos próximos dias, com o presidente estadual socialista, Sileno Guedes. “Já conversamos com o Milton Coelho (vice-prefeito do Recife e ex-presidente do PSB) e vamos discutir com o Sileno. O PT trabalha pela manutenção da Frente”, garantiu o petista.
Internamente, o PT entende que o enfrentamento público com o PSB, como ocorrera em recentes episódios, não deixa o partido em uma boa posição, uma vez que os socialistas apresentam o comparativo da aprovação da bem avaliada gestão do governador Eduardo Campos (PSB) com a, ainda pouco empolgante, administração do prefeito João da Costa. Soma-se a isso o fato de partidos como o PTB também ensaiarem projetos majoritários próprios, mesmo que não possuam nomes com a aderência eleitoral necessária para a empreitada.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: