HOME > Geral

PT já põe PSB ao lado dos tucanos em 2014

Presidente do PT, Rui Falcão antevê uma possível aliança entre socialistas e tucanos na disputa presidencial de 2014; Eduardo Campos, governador pernambucano, é peça central, que poderia ser candidato com apoio dos tucanos de São Paulo

PT já põe PSB ao lado dos tucanos em 2014 (Foto: Edição/247)
Editoria avatar
Conteúdo postado por:

247 – O presidente nacional do PT, Rui Falcão, já antevê um cenário de rompimento entre o partido e o PSB na disputa presidencial de 2014. Na análise do líder da legenda, que concedeu entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo na semana passada, mas publicada nesta segunda-feira 3, o partido que até antes das eleições municipais deste ano era aliado dos petistas já demonstrou, por meio do governador de Pernambuco e presidente da sigla, Eduardo Campos, que pretende seguir sozinho, podendo até estar ao lado do PSDB na briga pela presidência.

Para Rui Falcão, o PSB coloca na ordem do dia a possibilidade de disputar 2014 fora do bloco do PT, uma hipótese que, segundo ele, "pode ser posta a partir de rearranjos partidários que possam ocorrer". Questionado sobre a chance de os socialistas se aliarem aos tucanos, o presidente petista responde: "É uma possibilidade que não podemos descartar. Isso pode vir a ocorrer". Já entre PSD e PSB, Falcão não aposta numa aliança.

Vale considerar o cenário em que o PSDB esteja ficando sem alternativas para 2014. Em São Pualo, José Serra sofre a mais alta rejeição entre os candidatos (43%), segundo o Datafolha, além de queda nas pesquisas de intenção de voto (de 27% para 22%, segundo o último levantamento). Se derrotado numa disputa municipal, a chance de Serra se candidatar novamente à presidência pelo partido é nula. Já a candidatura do senador mineiro Aécio Neves demonstra sua fragilidades naturais – relembre aqui vídeo recente do parlamentar aparentemente embriagado numa noite carioca.

Sem um nome forte para lançar, aliados de Serra que querem alimentar a briga PT-PSB e tirar do caminho o desafeto Aécio Neves já defendem apoio ao PSB para vencer as eleições contra a presidente Dilma Rousseff (PT). O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) é um dos que defendem o posto de vice aos tucanos numa possível chapa de Campos. O elo entre os tucanos aliados de Serra e o governador pernambucano é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, criador e presidente do PSD. Na opinião de Alberto Goldman, ex-vice de Serra e que também defende a aliança com Campos, o socialista tem hoje mais visibilidade que Aécio. "É o fato novo. O Aécio não é nenhum fato novo. É velho", afirmou o tucano.

A aliança entre os dois partidos se desfez neste ano em duas importantes capitais. A principal foi Recife, onde Eduardo Campos lançou um candidato próprio, Geraldo Júlio, depois de 12 anos de apoio aos petistas. O agora partido adversário se viu rachado nas eleições de 2012 após a realização de prévias polêmicas na cidade. Em Belo Horizonte, foi o PT quem lançou o ex-ministro Patrus Ananias para disputar com o já prefeito Márcio Lacerda (PSB), que disputa a reeleição.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...