Raul Henry confiante para o segundo turno

O peemedebista acha que o fato da oposio lanar quatro pr-candidatos para disputar a sucesso no Recife levar, inevitavelmente, as eleies para o segundo turno

Raul Henry confiante para o segundo turno
Raul Henry confiante para o segundo turno (Foto: Leonardo Prado/SEFOT-SECOM)

Leonardo Lucena_PE247

- Pré-candidato oposicionista à Prefeitura do Recife (PCR), o deputado federal Raul Henry (PMDB) se mostrou otimista quanto a uma possível ida ao segundo turno nas eleições deste ano, em outubro, com quatro pré-candidatos da oposição no páreo. “Nós temos um ambiente de harmonia, de entendimento. A maioria da população quer a mudança. E com quatro pré-candidatos na disputa, inevitavelmente, iremos para o segundo turno”, assegura.

É fato que o ex-governador do Estado e atual senador da República, Jarbas Vasconcelos (PMDB), tem um nome de peso como cabo eleitoral para os oposicionistas, mas tem se reservado em suas posições sobre a disputa municipal na capital pernambucana. No entanto, segundo Raul Henry, na posição em que o senador se encontra é difícil coordenar a campanha de um bloco (a Mesa da Unidade – MDU) com quatro postulantes à PCR. “Jarbas teve um papel transformador na história do Estado e respeitamos muito ele. Mas são quatro partidos (DEM, PMDB, PPS e PSDB) com projetos diferentes, o que o deixa numa situação complicada. Porém, com certeza, quem for para o segundo turno, ele vai dar todo o apoio.”

Em relação à administração do atual prefeito, João da Costa (PT), Raul Henry disse que a cidade está literalmente abandonada. “Falta iluminação, drenagem, limpeza urbana. O Recife está largado”, acrescentou. Sobre a educação, área na qual o peemedebista tem forte identificação, já que foi Secretário de Educação do Governo Jarbas, ele afirma que almeja criar sistemas de monitoramento na primeira infância (0-3 anos) conciliando com programas de assistência familiar.

“Também pretendo desenvolver políticas, com o objetivo de monitorar o processo de alfabetização das crianças de até 7 anos, deixar boa parte das escolas em tempo integral e fazer avaliação de desempenho dos professores, para assegurar o compromisso dos mesmos”, afirmou. De acordo com ele, o Recife é a única capital brasileira, onde o Governo Estadual faz a gestão escolar no ensino fundamental, que é papel da prefeitura. “Pela legislação, o Poder Estadual se responsabiliza pelo ensino médio e o Municipal pelo fundamental. Todavia, em nossa cidade o Governo do Estado gere o segundo grau, uma responsabilidade da prefeitura. É uma vergonha”, completou.

PRÉVIAS – Sobre as prévias partidárias no PT, o pré-candidato e deputado federal, Raul Henry (PMDB), disse que o Partido dos Trabalhadores só quer saber de brigar, em vez de discutir projetos para o bem estar da sociedade, o que é bom para a oposição. “Pelas visitas que tenho feito às mais variadas comunidades, esse embate se reflete na opinião pública. Refiro-me às camadas mais populares”, concluiu.

 

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247