Raul Henry pede a cabeça de Eduardo Cunha
Vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB) bateu duro no correligionário e presidente da Casa, Eduardo Cunha (RJ), alvo de investigação por recebimento de propina, desvendado pela Operação Lava Jato, e por contas na Suíça; Raul avalia que o afastamento do parlamentar "deve ser realizado o quanto antes para que o parlamento volte a cumprir seu papel"; o vice-governador afirma que o peemedebista tem muitas "fragilidades que o impedem de realizar sua função como presidente da Câmara"; aliado do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Raul afirma que a Casa "precisa de uma pessoa que tenha esse perfil de resgate da credibilidade da instituição"
Pernambuco 247 - "Cunha perdeu totalmente a condição de presidente da Câmara dos Deputados". A avaliação é do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), em referência ao correligionário e presidente da Casa, Eduardo Cunha (RJ). O parlamentar é alvo da investigação do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em outubro, abriu um inquérito, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), para apurar crimes corrupção com base em documentação do Ministério Público da Suíça apontando o peemedebista e sua esposa, Cláudia Cruz, como beneficiários de quatro contas na Suíça.
O congressista também é investigado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), pois, em delação premiada, o empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, investigado na Operação Lava Jato, confirmou que o parlamentar recebeu US$ 5 milhões em um contrato de navios-sonda da Petrobras.
"Acho inclusive que o pouco reconhecimento das ruas em torno do impeachment de Dilma tem a ver com o movimento dele (Cunha)", disse Raul, em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco. Segundo ele, o afastamento de Cunha "deve ser realizado o quanto antes para que o parlamento volte a cumprir seu papel".
Ex-deputado federal, o vice-governador afirmou que, quando Cunha integrava a base do governo, ele (o próprio Raul) conseguiu a maioria dentro da bancada para votação de algumas pautas importantes e o seu correligionário ficou na minoria, "mas acatou a posição da bancada".
"Tive a oportunidade de viver isso. Me coloquei numa posição contrária à dele e venci. Mas ele acatou a posição da comissão. Era um líder que acatava a posição da bancada. Só que ninguém imaginava que o desastre fosse desse tamanho que ele fosse um sujeito com tantas fragilidades que o impedem de realizar sua função como presidente da Câmara", complementou.
Jarbas
Raul também comentou sobre candidatura do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), ex-governador de Pernambuco, de quem Raul é próximo e aliado. De acordo com o vice-governador, Jarbas "é uma pessoa muito respeitada pela sociedade e a Câmara precisa de uma pessoa que tenha esse perfil de resgate da credibilidade da instituição".
"Mas o PMDB é um partido muito divido. Já trocou de líder três vezes recentemente e tem sete ministérios para sustentar metade da bancada, porque a bancada está dividida no meio. São 24 assinaturas para um lado e 35 para o outro. Então eu não diria que a candidatura de Jarbas teria que nascer de um consenso do PMDB. Agora, precisamos de uma candidatura para resgatar o parlamento com o apoio da população", avaliou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: