CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Reajuste do IPTU chega a 60% no Recife

Aumento do tributo deveria ser atrelado ao IPCA de 2011, que ficou em 6,9%. Mas muitos contribuintes se assustaram com cobranas bem superiores. A Prefeitura alega que alguns imveis que sofreram reformas ficaram mais valorizados.

Reajuste do IPTU chega a 60% no Recife (Foto: Shutterstock)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho_PE247 – Os primeiros carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do Recife começaram a chegar aos contribuintes no início desta semana. No entanto, alguns recifenses tomaram um susto ao ver o valor impresso no documento. Segundo a própria Prefeitura, o imposto sofreu, como determina a Lei, um reajuste atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2011, que foi de 6,9%. Porém, alguns imóveis sofreram aumento de 60% no IPTU.

A reclamação geral é que não existe critério definido para justificar os aumentos, fato assumido pela própria Prefeitura. Segundo o responsável pela administração tributária do Recife, Antônio Gomes, os técnicos que fazem esta avaliação do imposto escolhem ao acaso, nas ruas, quais imóveis estão passíveis do aumento além da inflação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na maioria dos casos são escolhidos aqueles que passaram por alguma reforma aparente. “A prefeitura mantém um recadastramento permanentemente dos imóveis. Temos 15 técnicos de cadastro e 16 auditores trabalhando durante o ano reavaliando os imóveis”, disse, em entrevista ao Jornal do Commercio.

O número de profissionais que a Prefeitura tem para efetuar este serviço tem capacidade, segundo o próprio Antônio Gomes, tem capacidade de reavaliar 250 edifícios por ano, mas não diz quantos contribuintes receberão o IPTU com o aumento maior que a inflação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe), o valor dos imóveis no Recife tiveram uma valorização de 30% em 2011. Apesar disso, o técnico da prefeitura diz que o valor de mercado não é levado em conta no cálculo do IPTU.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO